Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Centro Associado abre inscrições para os cursos de História e Pedagogia




Em parceira com a Facete, o Centro Associado do Integração está com as inscrições abertas para os cursos de graduação em Pedagogia e História.

Cursos com preços acessíveis, aulas quinzenais, com professores qualificados e faculdade credenciada pelo MEC.

Inscrições até o dia 30 de abril, na rua Nossa Senhora da Conceição (vizinho ao Salão Paroquial). O vestibular será no dia 08 de maio.

Mara realiza primeira reunião com funcionários da Dired





Em clima de despedida e  ao mesmo tempo de expectativas, a nova diretora da Dired, Mara Marlizete, realizou a primeira reunião com os funcionários do órgão, da qual a ex-diretora, Raimunda Ferreira também participou.

As mensagens de boas vindas a Mara, assim como a despedida de Mundinha foram num clima de muita emoção, porque trata-se de uma equipe trabalha junto há mais de sete anos e que temia mudanças com a nova gestão.

Em sua mensagem, Mara tranquilizou a todos, afirmando que a equipe será mantida e pediu o empenho e a dedicação que tinham com a antiga gestora, para que ela também possa desenvolver um bom trabalho. "Substituir Mundinha é um desafio, mas estou acostumada a enfrentar desafios", concluiu.


Em reunião com gestores, Mundinha passa o cargo de diretora a Mara








Ontem, a nova diretora da 13 Dired, Mara Marlizete teve sua primeira reunião com gestores e apoios pedagógicos das escolas, encontro que já estava agendado por Mundinha, que aproveitou a ocasião para entregar oficialmente o cargo que ocupou por sete anos.

Em sua mensagem, Mundinha enfatizou que a decisão de pedir exoneração do cargo foi pessoal e que havia sido consultada para permaner, mas preferiu não continuar como gestora da Dired, para não ter que contrariar certos princípios que norteiam sua conduta.

Os gestores e apoios pedagógicos manifestaram mensagens de agradecimento e de apoio a Mundinha, que estava visivelmente emocionada e anunciou que  irá tirar férias e ainda não decidiu onde irá continuar o seu trabalho.

A mensagem da nova diretora foi de humildade e de reconhecimento ao trabalho de Mundinha ao afirmar que precisará da ajuda de todos para dar continuidade ao bom trabalho que vinha sendo realizado na Dired, que se tornou uma referência, mas que garra e empenho não lhe faltarão.

"Quero deixar bem claro que a minha saída da secretaria de Educação do município, não tem nada a ver com a minha indicação para o cargo da Dired. O convite do deputado Gustavo Carvalho surgiu depois que pedi exoneração do cargo de secretária", enfatizou Mara, pondo fim às especulações de que teria sido indicada pelo deputado João Maia.

Equipes escolares participaram de formação sobre o Acordo Ortográfico












A formação sobre o novo Acordo Ortográfico aconteceu nos dias 14 e 15, com as equipes escolares de toda a circunscrição da 13 Dired e teve como formadoras as técnicas pedagógica Iêda Silva, Elisângela Nunes, Socorro Maia e Cláudia Câmara.

Em vigor desde janeiro de 2009, o acordo ainda não está sendo discutido e colocado em pratica nas escolas, daí a preocupação da equipe da REDEF em realizar uma formação que pudesse capacitar os apoios pedagógicos para levar essa discussão para os professores e alunos.

“Unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais — a do Brasil e a de Portugal”, esse é, segundo o MEC, o principal objetivo do acordo ortográfico elaborado em 1990 e ratificado pelo Brasil em 2004.


domingo, 18 de abril de 2010

Professores e apoios pedagógicos participaram de formação do programa Correção de Fluxo


























Nos dias 16 e 17, na sede da Dired, aconteceu uma formação para apoios pedagógicos e professores que trabalham com o programa Correção de Fluxo que inicialmente foi implantado nas escolas Zenilda Gama e Ferreira Pinto. Agora, foi expandido para as escolas Antônio Dantas, Alvani de Freitas Dias, Francisco Pinto, de Itaú e Maria Sílvia, Caraúbas.

É um programa destinado a corrigir a distorção idade/ano de alunos a partir dos 13 anos de idade, marcados pela repetência, proporcionando a retomada do percurso regular da sua escolarização, proporcionando-lhes com êxito, a conclusão do ensino fundamental em dois anos.

O aluno do programa terá uma avaliação diferenciada, mas estará submetido as normas do regimento escolar, como qualquer outro aluno da escola, no que diz respeito ao cumprimento do calendário letivo, promoção, recuperação, transferência e documentação.

Os professores devem fazer registros e observações das produções dos alunos, com o objetivo de acompanhar o desempenho da aprendizagem, repensar, (re) planejar e redimensionar a prática docente com base nos eixos propostos.

Bimestralmente, os professores junto a equipe pedagógica reúnem-se para elaborar uma síntese apreciativa de cada aluno, utilizando-a como parâmetro para conversão em notas, considerando que a rede de ensino do RN, nos anos finais do Ensino Fundamental utiliza a avaliação qualitativa.


Olimpíadas Escolares