Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Gestores participam de capacitação em Natal



A diretora da Dired, Mara Marlizete, participou, na manhã desta quarta feira (05/05), da abertura da III Etapa do Curso de Formação Continuada para Gestores Eleitos – Biênio 2010-2011, encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) por meio da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (CORE), que se encerrará na sexta-feira (07/05).

Participam do evento, todos os segmentos que representam a comunidade escolar: diretores, coordenadores e técnicos das escolas, da SEEC e das Direds, além de estudantes do ensino médio. O curso tem como objetivo capacitar os diretores das escolas no sentido de qualificar a gestão escolar para oferecer uma educação de qualidade.

O evento pretende ainda, construir concepções de funcionamento legal que orientam o trabalho do gestor escolar. Sendo assim, a temática debatida na abertura girou em torno da gestão democrática e da participação dos diversos segmentos sociais. O ponto de destaque foi a lei nº 290 de 2005 que instituiu a gestão democrática no Rio Grande do Norte.

A professora Elizabeth Jácome, coordenadora da CORE, falou sobre as dificuldades em conseguir implantar o programa de formação continuada para os gestores, destacou a parceria da SEEC com o MEC e a UFRN para implantar um curso de pós-graduação em gestão escolar e foi enfática ao defender a gestão democrática "foi uma conquista do governo: tirar das mãos dos coronéis a indicação dos diretores. Vamos nos organizar para garantir esse processo".

A secretária Adjunta, Salizete Freire Soares, representou o governador Iberê Ferreira de Souza e o Secretário Otávio Augusto. Ela destacou a atenção que o governo vem dando a educação e reafirmou o compromisso da atual equipe de gestores da SEEC em priorizar práticas de acesso direto a educação.



Olimpíadas de Língua Portuguesa tem poucos inscritos na circunscrição




As secretarias estaduais e municipais de educação e os professores de língua portuguesa das redes públicas de ensino têm prazo até 14 de maio para aderir e fazer a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

“Infelizmente, até o momento, pouco mais de 15% das escolas do município se inscreveram, um índice muito menor que o de 2008 e por isso precisamos acionar os gestores para que garantam essa participação, incentivando seus professores a se inscreverem”, informou a diretora da Dired, Mara Marlizete.

Com o tema “O lugar onde vivo”, professores e estudantes são convidados a trabalhar textos de quatro gêneros literários: a poesia (quinto e sexto ano do ensino fundamental); textos no gênero memória (nono ano do ensino fundamental); crônica (primeiro ano do ensino médio) e artigo de opinião (segunda e terceira séries do ensino médio).

De acordo com a equipe de coordenação da olimpíada no Cenpec, 85% dos 32 mil professores agora inscritos participaram do concurso em 2008. Na edição de 2010, a expectativa dos organizadores e do Cenpec é ter a adesão de 98% dos municípios e a inscrição de 200 mil professores.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assembleia elege novos membros da Unidade Executora da Dired


Na semana passada, a diretora da Dired, Mara Marlizete, realizou Assembléia Geral Ordinária para eleição da mesa diretora da unidade executora da 13 Dired, com a presença de professores, funcionários e sócio-colaboradores.

Com a carta renúncia da ex-diretora Raimunda Ferreira, presidente da Unidade Executora, a atual diretora assumiu a presidência e por aclamação, foram eleitos os demais componentes da diretoria.

Foram eleitos os seguintes membros: Mara Marlizete (presidente); Jânia Carvalho (vice-presidente); Fátima Pinto (secretária); Socorro Alves (suplente); Jonas Firmino (tesoureiro) e Iêda Silva (suplente).

Conselho Fiscal: Fátima Feitosa, Francisca Soares e Neto Targino. Suplentes: Luíza Ione, Francisca Geiza e Maria José dos Santos.