Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Início do ano letivo das escolas estaduais terão calendários diferentes


Em virtudes de problemas da licitação do transporte escolar, assim como o término da reforma em algumas escolas, o início do ano letivo de 2011, previsto para ser iniciado na próxima segunda-feira, dia 14, terá datas diferentes nos municípios da circunscrição da 13 Dired.

Em Apodi, as aulas começão somente no dia 21 de fevereiro. Em Itaú, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra, o início do ano letivo será na data prevista, ou seja, no próximo dia 14. No município de Severiano Melo, as aulas serão iniciadas no dia 16 de fevereiro.

As escolas que tiveram calendário alterado, prorrogando o início do ano letivo, terão recesso escolar reduzido, para que a carga de 200 dias letivos possa ser cumprida.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Segundo dia da Jornada Pedagógica



Coordenadores e gestores se reuniram com a equipe da Dired, na Casa de Cultura


Equipe da Dired conduziu os trabalhos


Grupos socializaram as atividades trabalhadas


Patrícia Lorena conduziu a discussão sobre as matrizes e diretrizes curriculares


Boa participação dos articuladores pedagógicos das escolas



A Jornada Pedagógica com gestores e coordenadores pedagógicos das escolas prosseguiu no segundo dia (08), na Casa de Cultura, onde foram discutidos Diretrizes, Matrizes, Competências e Habilidades, através de atividades em grupo.

A mesma pauta trabalhada na Jornada com os gestores e apoios, estão sendo trabalhadas nos dias 10 e 11, nas escolas, com os professores, tendo em vista o início do anoletivo de 2011.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jornada Pedagógica se transforma em prestigiado evento educacional



Mundina e a prefeita, enquanto aguardavam o início do Jornada


Professores da rede estadual e municipal, lotaram o auditório do Sindicato Rural


Gestores e coordenadores pedagógicos de todas a circunscrição, estiveram presentes


Hora de ouvir o Hino de Apodi 


 Mesa composta por autoridades


Edilson (Sindicato) Maria do Carmo (SUEF), Mundinha (Dired), Goreti (prefeita) e Flávia (Sec. Municipal)


 A diretora da Dired falou da importância da Jornada 


A prefeita destacou parceria entre a Prefeitura e o Estado e do trabaho de Mundinha como secretária


Edilson se emocionou ao lembrar das dificuldades para estudar


 Flávia ressaltou avanços na educação do município


 Maria do Carmo ministrou palestra sobre Avaliações da Educação Básica



"Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da Educação Básica" foi o tema da Jornada Pedagógica  que aconteceu nos dias 07 e 08, com gestorese apoios pedagógicos das escolas do Estado, dando continuidade ao trabalho iniciado em Natal, com os diretores de Direds e coordenadores pedagógicos.

O objetivo da jornada, que terá uma nova etapa nos dias 10 e 11, com os professores, nas escolas,  é analisar as referências das avaliações nacionais para pensar e instrumentalizar ações nos componentes curriculares, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

A abertura contou com a presença da prefeita Goreti Pinto, que agradeceu à diretora da Dired pela contribuição com a educação do município e pediu que os presentes, de pé, a aplaudisse. Emocionada, ela também destacou a parceria entre Estado e Prefeitura e os avanços conquistados com a passagem  de Mundinha pela Secretaria municipal.

Após a abertura oficial, a diretora da Dired falou sobre a organização administrativa para o trabalho do ano letivo de 2011 e prestou contas do seu trabalho à frente da secretaria municipal de Educação, ocasião em que agradeceu o apoio de toda a equipe da secretaria e especialmente à confiança da prefeita no seu trabalho.

A professora Maria do Carmo, da Subcoordenadoria do Ensino Fundamental (SUEF) ministrou palestra sobre a temática da jornada, após a fala de Raimunda Ferreira. Na parte da tarde, educadores do Estado tiveram programação diferenciada, na Casa de Cultura e os do município permaneceram no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Autor de livros de Matemática visita equipe da secretaria de Educação do município



Mundinha, Flávia, Dante, Hailton e Aparecida



O professor Roberto Luiz Dante, autor de livros de Matemática esteve com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e com a diretora da Dired, Raimunda Ferreira, em rápida passagem por Apodi, quando se dirigia a Pau dos Ferros, para prestar assessoria pedagógica aos professores, pela editora Àtica.

Acompanhado do coordenador regional da Ática, Hailton, o professor Dante conversou com a equipe da secretaria sobre a possibilidade de vir fazer um trabalho de assessoria pedagógica com os professores de matemática do município e do Estado, em abril.

O autor ministra palestras, cursos e presta assessoria técnica em Metodologia do Ensino da Matemática, nos níveis infantil, médio e superior.


Posse da diretora da 13 Dired, em Natal



Mundinha recebendo cumprimentos da governadora, Rosalba Ciarlini


Mesa composta de autoridades, para oficialização da posse


A secretária de Educação do Estadp, Betânia Ramalho e a governadora Rosalba Ciarlini cumprimentaram a diretora da Dired


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Escolas estaduais e municipais farão Jornada Pedagógica nos dias 07 e 08




Assim que retornou de Natal, onde foi oficialmente empossada como diretora da 13 Dired, Raimunda Ferreira reuniu a equipe pedagógica para orientar a organização da Jornada Pedagógica das escolas, tendo em vista o início do ano letivo de 2011.

A Jornana Pedagógica das escolas públicas estaduais  teve seu primeiro momento  em Natal, nos dias 02 e 03, com os diretores das Direds e os coordenadores pedagógicos das mesmas. Nos dias 07 e 08, acontecerão os encontros regionais, com os gestores e as equipes pedagógicas das escola, que em seguida repassarão as formações para os professores.

A Semana Pedagógica das escolas da circunscrição da 13 Dired acontecerão, no primeiro momento, junto com as escolas do município, numa parceria com a secretaria municipal de Educação. O encontro será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, com a participação de gestores e apoios pedagógicos das escolas.

"Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da Educação Básica" é o tema da Jornada que tem como objetivo analisar as referências das avaliações nacionais para pensar e instrumentalizar ações nos componentes curriculares, na perspectiva de contribuir  para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.