Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Em reunião com gestores, diretora anuncia liberação de mais de 2 milhões para reforma nas escolas




Inês, gestora da escola Antônia Alves foi uma das sorteadas

Geraldo, da Francisco de Assis Pinheiro, também foi sorteado


O diretor da Lourenço Gurgel, feliz ao receber a confirmação de mais de um milhão de reais para sua escola

Todos os gestores estavam presentes

Quem não teve sua escola contemplada agora, aguarda liberação



Na reunião administrativa com gestores de todas as escolas da circunscrição, na terça-feira, a diretora da Dired, Mara Duarte anunciou a liberação de R$ 2.782.459,04 para as cinco escolas contempladas com reformas através do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal.

As reformas irão atender às necessidade de cursos profissionalizantes que serão oferecidos nestas escolas, aos alunos que concluem o Ensino Médio. A iniciativa faz parte do projeto Brasil Profissionalizado, que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica em todo o país.

"As escolas reformadas possibilitarão ao jovem ter um aprendizado satisfatório e, ao final do ensino regular, passará por cursos de qualificação profissional", destacou Mara, ao anunciar que as escolas contempladas foram: E. E Antônio Dantas (577.230,70), E.E. Valdemiro Viana (372.139,09), E.E. Zenilda Gama (402.059,95), E.E. Lourenço Gurgel (1.036.103,59) e E.E. Francisco de Assis Pinheiro (394.726,29).

Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.

A reunião também serviu para apresentar a Proposta de Gestão 2010, que foi muito bem aceita pelos diretores, como também para que a equipe pedagógica repassasse  informações sobre todos os programas em andamento na Dired. Ao final, a diretora sorteou brindes com os participantes. 

Diretora realiza segunda reunião administrativa com funcionários da Dired




Funcionários opinaram sobre condições de trabalho


Cada um expôs as dificuldades



Com a agenda lotada desde que assumiu a direção da 13 Dired, Mara Duarte realizou na terça-feira pela manhã, a segunda reunião administrativa com todos os funcionários do órgão, na qual apresentou a proposta de gestão para 2010.

A proposta tem como prioridade ações que possam dar conta de atender a uma Proposta de Planejamento Integrado, entre equipe técnica pedagógica da Dired e equipes escolares, buscando o desenvolvimento de uma prática metodológica da construção compartilhada do conhecimento."Pretendemos criar uma unidade de planejamento , de ensino e de trabalho entre as escolas", explicou a diretora.

Após reunir-se com todos os funcionários, onde cada um expôs as condições de trabalho e deu sugestões para melhorar o desempenho, Mara reuniu-se com a equipe pedagógica para ouvir opiniões sobre a Proposta de Planejamento Integrado e o andamento dos programas de responsabilidade de cada um.



Apodi foi contemplado com Pólo da UAB


Salete Vieira explica critérios para a implantação


A criação de um Pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), no município de Apodi, para atender a todos os municípios da circunscrição da 13 Dired, foi discutida na reunião que aconteceu na quarta-feira, dia 09, com a diretora Mara Marlizete, secretários municipais de Apodi, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo e Salete Vieira, Coordenadora do Núcleo de Formação Docente do RN.


Durante a reunião, que também deveria ter contado com a participação da prefeita Goreti Pinto, que foi representada pela secretária de Educação do município, Raimunda Freire, a coordenadora do Núcleo ressaltou a responsabilidade que cabe ao Estado, assim como aos municípios beneficiados com o pólo.

Apodi foi contemplado com um Pólo UAB, à distância, que inicialmente oferecerá vagas para o curso de Ciências Biológicas, pela UERN, atendendo à necessidade dos professores das redes estadual e municipal, conforme levantamento feito pela Plataforma Freire, responsável pela Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério das redes públicas da Educação Básica.

“A formação docente é condição indispensável para a melhoria da qualidade da educação básica”, ressaltou a diretora da Dired, que está viabilizando a criação do pólo, estabelecendo parcerias com os municípios da circunscrição para que seja disponibilizado um prédio que ofereça a infra-estrutura necessária para abrigar o pólo.


Encontro Regional do PROINFO Integrado, em Maceió




No aeroporto de Macéio


Mara, com as diretora Mossoró, Célida Linhares e Norma Rocha, de Assu


No auditório



Computador entregue ao aluno através do programa UCA


Mara, com a coordenadora da CORE, Elizabeth Jácome


Maria Aparecida Inácio de Araújo coordenadora do PROINFO na UNDIME/RN e Zelda Simplício  Caldas, Coordenadora Estadual do PORINFO/RN



A diretora da Dired participou, em Maceio, no final de maio, do Encontro Regional PROINFO INTEGRADO , evento que reuniu os estados de AL,BA,PB,PE,RN e SE para conhecerem as metas dos programas e projetos da SEED/MEC para 2010.

Na pauta foram discutidos, a implantação dos NTE's  projeto que foi implantado com sucesso na 13 Dired;o programa de banda Larga na escola, informações sobre o Portal do Professor e o projeto UCA ( Um  computador por Aluno) projeto este que está em fase de implantação em  municípios que foram sorteados para o projeto piloto.

No país, são 188 escolas que já estão implantados o programa e no Rio Grande do Norte, foram contempladas 05 escolas estaduais e 04 municípais, nos municípios de Ceará Mirim, Parnamirim, Extremoz e jardim do Seridó.

Participaram do evento, coordenadores estaduais da  UNDIME, diretores de Direds e coordenadores estaduais do PROINFO e consultores do MEC  para a socialização das experiencias para os demais municípios do Polo e Estado.

domingo, 6 de junho de 2010

Programa Estadual Paz nas Escolas será implantado em todas as Direds




Corrdenador apresenta o programa


Mara, Magnólia e Iêda participaram das oficinas



Com o objetivo de capacitar multiplicadores das Direds para atuarem junto aos professores, por uma educação de paz nas escolas o Núcleo Estadual de Educação para a Paz (NEEP) promoveu encontro nos dias 01 e 02 de junho, em Natal, do qual participaram a diretora da Dired, Mara Duarte e as técnicas pedagógicas Iêda Silva e Magnólia Duarte.

Com o tema "Desvendando os Fenômenos da Violência e das Drogas nas Escolas", o curso de capacitação para gestores e técnicos das Direds teve palestra sobre o tema "Desvendando os Fenômenos da Violência e das Drogas nas Escolas por uma Cultura de Paz" com os palestrantes José Evangelista, psicólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Lúcia Maria Souza da Silva, professora e coordenadora da CODESE.

No primeiro dia, à tarde, os participantes tiveram oficinas com os seguintes palestrantes: professor João Maria Mendonça de Moura (A Problemática das Drogas nas Escolas), Yara Maria Nassau (Os Fenômenos da Violência na Escola) e Eugênio Cândido de Oliveira (A Problemática do Bulling nas Escolas).

No segundo dia do evento, os participantes apresentaram os trabalhos elaborados nas oficinas e as propostas de projetos político-pedagógicos de intervenção nas escolas sobre a problemática da violência e das drogas, seguido dos encaminhamentos para serem trabalhados nas Direds.

O Núcleo Estadual de Educação para a Paz (NEEP), foi institucionalizado a partir da portaria 1.111/2009-SEEC/GS, em atendimento a Lei Estadual 8.814 de 02 de março de 2006, a qual institui o Programa Estadual Paz na Escola de ação interdisciplinar e participação comunitária no controle da violência nas escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte e a criação do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas.




Professores do ensino fundamental participaram de oficina sobre Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa




Professores de todas as disciplinas participaram da discussão


As escolas de Apodi pararam suas atividades para que os professores pudessem participar das oficinas





Atendendo a recomendações do MEC, através da Rede de Formadores do Ensino Fundamental- REDEF, a equipe pedagógica da 13 Dired realizou a oficina sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde o dia 01 de janeiro de 2009, mas que ainda está sendo colocado em prática nas escolas.

As oficinas foram ministradas pelas professoras Iêda Silva e Nara Lira, com o objetivo de contextualizar o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, através de textos que discutem o panorama das mudanças ortográficas ao longo da história e nas implicações políticas, sociais, conômicas e culturais nos países lusófonos.

Todos os professores das escolas públicas de ensino fundamental da sede e da zona rural de Apodi, participaram das oficinas, que deveriam ter sido realizadas nas escolas, a exemplo do que aconteceu com os demais municípios pertencentes à circunscrição da 13 Dired.



Encerrado prazo para adesão ao PNLD



A partir de 2011 somente os estados e municípios que assinaram o termo de adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) receberão os livros do governo federal. O prazo terminou no dia 31 de maio.

Até o último dia 13, cerca de 4 mil adesões haviam sido enviadas, de acordo com Rafael Torino, diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O número representa aproximadamente 70% do total e, segundo Torino, está dentro do esperado pelo MEC. "Ainda falta bastante tempo, e temos recebido uma média de 50 a 100 adesões por dia", afirma.

É a primeira vez que os prefeitos devem comunicar ao governo se desejam ou não receber os livros do PNLD. Até o ano passado, os livros didáticos eram enviados a todos os municípios. A escola que não fizesse a seleção – que acontece todos os anos, pela internet – recebia os livros que tinham sido mais pedidos em seu município.

Após o prazo, os municípios podem continuar a enviar as adesões, mas só receberão os livros nas próximas edições do programa, a partir de 2012.