Com o objetivo de antecipar a matrícula de alunos portadores de deficiência a Secretaria Estadual de Educação, através da Subcoordenadoria de Ensino Especial (SUESP), lançará no dia 05 de novembro, às 8h30, no auditório Angélica Moura, o Programa Matrícula Antecipada 2011.
A diretora da Dired, Mara Duarte irá participar do lançamento da Matrícula Antecipada, que acontecerá durante o I Fórum de Educação Especial, que aborda o tema "Gestão Inclusiva e matrícula antecipada garantindo o acesso escolar".
O projeto surgiu da necessidade de se ultrapassar obstáculos e barreiras arquitetônicas, além de outros problemas como salas inadequadas, despreparo de professores e falta de recursos técnicos pedagógicos entre outros empecilhos para a inclusão de alunos portadores de deficiência.
O Programa Matrícula Antecipada possibilita que as escolas possam solicitar o serviço de itinerância da SUESP para assessorar a equipe pedagógica, professores, alunos e família, quando necessário, além de organizar e viabilizar a capacitação de docentes para atender as necessidades que surgirem e providenciar as adaptações de acessibilidade necessárias para receber alunos deficientes da melhor maneira possível.
O I Fórum de Educação tem como público alvo chefes de Direds, gestores das escolas da capital, pais, alunos e secretários de escolas. Durante o evento haverá depoimentos de pais de alunos, exposição de Banners e entrega de equipamentos e mobiliário escolar adaptado para portadores de necessidades especiais, além de palestra abordando o tema "A Política de Educação Inclusiva no RN e o papel do Gestor", que será ministrada pelo subcoordenador da SUESP, Professor Joiran Medeiros da Silva.
Novos ônibus adaptados
Serão entregues, na ocasião, mais três novos ônibus adaptados para o transporte de estudantes com mobilidade reduzida. Nesses novos ônibus, o Estado está investindo recursos no valor de R$ 515 mil. Com os novos veículos, a Secretaria de Educação passa a contar com seis ônibus adaptados para atender o transporte de alunos, de casa para a escola e da escola para a casa, da rede pública estadual em Natal.
O Rio Grande do Norte tem hoje cerca de 10 mil alunos especiais devidamente incluídos e freqüentando a rede pública de escolas e instituições de atendimento educacional especializado. São alunos, em sua maioria, na faixa etária de 12 a 18 anos. Vários deles já chegaram a universidade e a faculdades locais.
As matrículas antecipadas para o ano de 2011 poderão ser feitas nos meses de novembro e dezembro e abrangem também os alunos com altas habilidades, superdotação e transtornos globais de desenvolvimento.
Fonte: www.educacao.rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário