Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

domingo, 18 de julho de 2010

Diretora da Dired participa de Fórum Estadual de Educação



Governador Iberê e a coordenadora Elisabeth


Auditório lotado



A diretora da Dired participou na quarta feira (14/07), do fórum estadual de educação para discutir, votar e aprovar propostas de alteração da lei complementar 290/2005. A lei regulamenta o processo de gestão democrática, nas escolas da rede estadual, tendo como um dos principais dispositivos as eleições para diretores e vice-diretores escolares.

Participaram do evento,  professores, estudantes e gestores da educação, além dos delegados eleitos nos dezesseis fóruns regionais realizados pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (CORE). Os fóruns elegeram os delegados, dentre membros integrantes da comunidade escolar, para terem direito a voto no fórum estadual e apresentou propostas de alterações da lei.

Na solenidade de abertura o Governador, Iberê Ferreira de Souza, fez questão de colaborar e ressaltar que a lei 290 foi um avanço, pois ela deu o direito e a oportunidade da comunidade escolher quem ela quer para administrar a sua escola, mas a lei precisa ser aperfeiçoada para garantir o seu sucesso.

O secretário da educação, Prof. Otávio Augusto, lembrou que o momento é significativo dentro de um processo histórico, pois o país vem buscando o aperfeiçoamento da democracia: "Esta lei não veio por acaso. Ela foi aprovada por segmentos da sociedade que lutaram muito por ela e conseguiram essa aprovação junto ao poder constituído".

Dentre os principais pontos com propostas de alterações, elaboradas nos 16 fóruns realizados, estão as avaliações destinadas aos próprios gestores, o tempo de gestão - que hoje é de 2 anos com direito a uma reeleição - e o projeto político pedagógico.