Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

15º Encontro do Proler no RN


A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) realizou, nos dia 29 e 30, no Auditório Angélica Moura, da SEEC, o 15º Encontro do Proler no RN, em comemoração aos 15 anos do Programa Nacional de Incentivo a Leitura – Comitê PROLER/RN.

O PROLER tem por finalidade contribuir para ampliar as condições que garantem aos cidadãos o direito à leitura e promover práticas leitoras variadas e de qualidade, que possibilitem a formação do cidadão leitor por meio de práticas que contribuem para ampliar o hábito da leitura no cotidiano escolar.

O objetivo é contribuir para a formação de uma sociedade leitora, como forma de progresso social e de evolução democrática, contudo, é preciso perceber que a escola e a biblioteca são imprescindíveis e complementares.

Isto implica em articulação da leitura com as outras expressões culturais, garantia de acesso a materiais escritos, criação de espaços de leitura – bibliotecas públicas escolares, salas de leitura – e a articulação com a educação dentro e fora da escola.

O PROLER foi implantado em 1994, ano em que o Rio Grande do Norte recebeu a primeira equipe , hoje, é dos programas que se transformou em uma política de estado por ter tido continuidade ao longo dos governos que se sucederam.

O 15º Encontro do Proler no Rio Grande do Norte teve como tema: Dinamização das Bibliotecas das Escolas Estaduais de Ensino Médio. Após a abertura o escritor, jornalista, ator, produtor e apresentador do programa Rio Cultural da Rádio Rio de Janeiro (RJ), João Pedro Roriz, fez uma palestra abordando o tema "Motivação Pedagógica através da Leitura".

Durante o PROLER/RN, os educadores participaram de mini cursos abordando os temas "Jornal Escolar: Um Estímulo ao Gosto pela Leitura" e a "Relevância da Gestão no Processo de Leitura na Escola".

Equipe da Dired participa de formação sobre Diversidade














Técnicas pedagógicas da 13 Dired estão  participando da formação Educação para a Diversidade, que acontece de 06 a 08, em São José do Mipibu, no CENTERN, promovida pela Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.

A SEEC, com o entendimento legal de (re) construir políticas públicas afirmativas, vem nesses últimos 05 (cinco) anos assumindo compromissos que envolvem diretamente a eliminação de práticas de racismo e das diversas formas de discriminação, dentre elas as dirigidas a grupos étnico-raciais.

Com foco nessas políticas afirmativas, a SEEC, em consonância com as políticas oriundas do MEC ( Ministério da Educação e Cultura ) entende que o enfrentamento desse quadro exige a integração das perspectivas universalistas e diferencialistas na elaboração de uma política educacional orientada pelos valores da diversidade e do direito a diferença.

Dentre as ações que proporcionarão tais perspectivas, esta Secretaria realizará a formação Continuada de Educadores com o objetivo de implementar e implantar a legislação vigente ( Diretrizes Curriculares das relações étnico-raciais, Lei 9394/96 LDB Art. 26A e 79B ) com vistas a (re) construção das praticas pedagógicas e por conseguinte dos Projeto Políticos Pedagógico das Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte.

Escolas do ensino médio participam de programa Universidade de Todos



 Gestores e professores orientadores do programa em 2009, participaram da reunião


Algumas escolas já estavam utilizando o material do progama



Segunda-feira, a diretora da Dired, Mara Duarte, reuniu gestores das escolas para falar sobre o início do  Programa Universidade para Todos – ENEM 2010, com objetivo de reforçar a preparação dos alunos concluintes das escolas estaduais, com vistas às provas do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, que serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

O programa foi lançado no dia 20 de setembro pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura, em parceria com a UNP  e as aulas estão sendo transmitidas pela SimTV, de segunda à sexta-feira, às 07h50, com reprise às 18h00; aos sábados, às 08h50, com reprise às 18h00; e aos domingos, às 07h50, com reprise às 17h00.

A secretariia distribuiiu kit´s com os DVD´s e apostilas das aulas, em todas as escolas da rede pública estadual, para que os alunos possam complementar o aprendizado, com o apoio de professores-orientadores.

O programa vai beneficiar mais de 30 mil alunos concluintes do Ensino Médio da rede estadual, além de outros 60 mil estudantes da rede privada, uma vez que as aulas poderão ser captadas em todo o estado, através da rede de repetidoras da SimTV, ou pelo satélite Brasilsat 3.

Com esse programa, o Rio Grande do Norte torna-se o único estado brasileiro a oferecer preparação específica para os estudantes que farão as provas do ENEM, através de Ensino à Distância em canais abertos de televisão.