Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Monitoramento dos programas da REDEF



Na terça-feira, dia 20, a equipe da Subcoordenadoria do Ensino Fundamental- SUEF, esteve em Apodi e municípios da circunscrição da 13 Dired, para fazer o monitoramento de todos os programas que são executados através da Rede de Disseminadores do Ensino Fundamental - REDEF.

Pela manhã, a professora Lúcia Soares reuniu toda a equipe da REDEF no auditório da DIRED, especialmente para saber como aconteceu a formação sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, realizado com todos os coordenadores e professores.

Enquanto a professora Lúcia ouvia da equipe pedagógica da Dired sobre o andamento dos programas que são acompanhados pela REDEF, uma equipe visitava todas as escolas da circunscrição para monitorar a formação sobre o Acordo Ortográfico, cumprindo exigência do Ministério Público.

A equipe pedagógica da Dired foi bastante elogiada pelas representantes da SEEC, que ressaltaram terem constatado o cumprimento do calendário de ações dos programas e a qualidade da formação sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 



Entrega de óculos para alunos do programa RN Caminhando



Mara falou da importância do programa


Um bom público na Câmara de Vereadores de Caraúbas


Aluna recebe óculos das mãos de Janeide Cruz


Clotilde Godeiro também fez questão de participar da entrega


O secretário de Educação de Caraúbas prestigiou o evento


A coordenadora setorial do programa, Francilene Santiago participou da entrega



A entrega de óculos aos alunos que participam do RN Caminhando, beneficiados pelo programa Olhar Brasil,  aconteceu na quarta-feira, dia 21, na sede Cãmara Municipal de Caraúbas, onde aconteceu um coquetel de confraternização.

O evento contou com a participação da diretora da Dired, Mara Duarte; da representante da SEEC, Clotilde Godeiro, da coordenadora do programa, Janeide Cruz, a coordenadora setorial, Francilene Santiago e o secretário de Educação de Caraúbas, Ivanildo.

Através do programa Olhar Brasil, do Governo Federal, 240 alunos do município de Caraúbas, inscritos no programa RN Caminhando, que fizeram consulta oftalmológica e constataram problemas na visão, receberam óculos.


Encontro da CORE em Currais Novos




Os dirigentes das Diretorias Regionais de Educação e das escolas estaduais pertencentes a 9ª Diretoria Regional de Educação participaram, no dia 22, do VI Encontro Técnico-Administrativo uma promoção do Governo do Estado através da Coordenadoria de Órgãos Regionais de Educação (CORE).

A diretora da Dired de Apodi, Mara Duarte, participou do encontro na sede da 9ª DIRED em Currais Novos que teve como objetivo subsidiar o trabalhar das DIREDS, criando mecanismos capazes de obter articulações entre os setores da SEEC, no cumprimento das políticas educacionais.

A programação foi aberta com uma apresentação dos alunos do ensino que integram a Rede Potiguar de Televisão Educativa (RPTV). Em seguida, aconteceu o lançamento do programa de televisão "Roda de Conversa".

O secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Paulo César Medeiros, ministrou palestra sobre A Gestão Orientada para Resultados. O evento terminou com uma exposição da professora  Márcia Marinho, abordando o tema "Encontro do Comitê de Conselhos Escolares do Rio Grande do Norte.

A 9ª Diretoria Regional de Educação de Currais Novos mantém jurisdição sobre as escolas da rede estadual de ensino das cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Cruzeta, Jucurutu, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino.

domingo, 25 de julho de 2010

Dired participa da CIENTEC 2010 com três projetos










O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte participa de 25 a 30 de julho, na praça Cívica do Campus Universitário da UFRN, da Semana de Ciência, Tecnologia e Ciência – CIENTEC 2010 com o tema "Expressão do Fazer Científico na Educação Básica Estadual".

O pavilhão da SEEC é composto de 18 standeres onde acontecerão exposições mostrando os projetos desenvolvidos por alunos de escolas públicas sobre a orientação de professores. A 13ª Diretoria Regional de Apodi, participará da exposição com três projetos de escolas da circunscrição.

Os projetos são:  Matemática de Forma Descontraída, da Escola Estadual Antônio Francisco, de Felipe Guerra; Uso inadequado dos recursos químicos nos produtos de limpeza e suas implicações para a saúde, da Escola Estadual Antônio Dantas, de Apodi e Cores da Terra, da Escola Estadual José Cláudio, de Taboleiro Grande.

É a primeira vez que a SEEC participa deste evento que tem como objetivo promover a melhoria e maior atualização da pesquisa na escola básica com ações e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentação e a interdisciplinaridade. A CIENTEC será realizada paralelamente a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


Concurso de Redação do Senado Federal com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para o Concurso de Redação do Senado Federal 2010, que está na 3ª edição e traz como tema "Brasília, capital dos brasileiros", em comemoração aos 50 anos da cidade. Estão aptos a participar do evento alunos matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais de todas as unidades da federação, com faixa etária de 16 a 19 anos.

O objetivo é estimular entre os estudantes, a reflexão sobre o papel da Capital Federal nos destinos da Nação, além de promover o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão como parte na construção de valores éticos, políticos e sociais do país.

As escolas deverão encaminhar a redação escolhida para a coordenação do concurso, em cada estado, até o dia 30 de setembro de 2010. Serão consideradas inscritas as redações manuscritas pelo aluno na folha oficial do concurso do Senado federal, sem rasuras e sem identificação, acompanhadas da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo diretor da escola, pelo aluno autor da redação e por seu responsável.

O processo de escolha da melhor redação será feita em três etapas: na escola, no estado e a nível nacional. As escolas colocadas nos três primeiros lugares serão premiadas com computadores, livros e DVDs. Os 27 alunos finalistas, um de cada estado da federação, receberão um microcomputador portátil e certificado de participação honrosa. Serão concedidos troféus aos três primeiros colocados.

A premiação do Concurso de Redação ocorrerá no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, como parte dos festejos do cinqüentenário da cidade. O evento será realizado em 19 de novembro, comemorado Dia da Bandeira.

A coordenação do Concurso de Redação do Senado Federal no Rio Grande do Norte fica a cargo da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura. Para maiores informações, entrar em contato com a Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), pelo telefone 3232-1496.

Fonte: Portal do MEC

Prazo final para entrega dos textos da Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores de cerca de 60 mil escolas públicas da educação básica que participam da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm  até o dia 16 de agosto para enviar os textos dos alunos para a comissão julgadora do seu município.

As escolas estaduais de municípios que não aderiram devem enviar os textos à diretoria regional de ensino à qual estiverem vinculadas. Na etapa escolar, os professores trabalham com os estudantes a elaboração de textos, conforme os gêneros literários definidos para cada ano do ensino fundamental e médio, com o tema "O lugar onde vivo".

São quatro gêneros. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental vão trabalhar a poesia sétimo e oitavo ano, memória nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

Conforme dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena as atividades da segunda edição da olimpíada, participam do concurso cerca de 60 mil escolas de 5.488 municípios e 239 mil professores.

Na página eletrônica da olimpíada, escolas e professores têm acesso ao calendário com as cinco etapas do concurso, a premiação e telefones de contato. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Cenpec.

Fonte: Portal do MEC

Dinamização do Trabalho Pedagógico nas escolas de Ensino Médio



A Secretaria Estadual de Educação, em parceria com o Ministério da Educação e da Cultura, está intensificando as ações do PRODEB (Programa de Desenvolvimento da Educação Básica), no Rio Grande do Norte.

Uma das ações é a Dinamização do Trabalho Pedagógico das Escolas Estaduais do Ensino Médio. O trabalho consiste em capacitar os coordenadores pedagógicos, de todas as escolas da rede estadual, para orientar os professores no sentido de qualificar suas atividades em sala de aula.

Uma das transformações pretendidas com a capacitação dos coordenadores é estimular os professores a melhorar a relação do aluno com o livro e a leitura. Para isso, a SEEC realizou nos dia 24 e 24 de julho, capacitação sobre Dinamização do Trabalho Pedagógico das Escolas Estaduais de Ensino Médio, em Mossoró.

A coordenadora do Ensino Médio da 13 Dired, Fátima Feitosa, participou da formação, juntamente com os apoios pedagógicos das escolas de circunscrição.


Professores do Despertar recebem Kit




Kits entregue aos professores do Despertar


Estímulo ao bom desempenho


A entrega aconteceu no auditório da Dired




Os professores que trabalham com o programa Despertar, receberam das mãos da diretora da Dired, Mara Duarte e da coordenadora do Ensino Médio, Fátima Feitosa, kit contendo Câmara digital e filmadora, além de DVD e microfone, ofertados pelo Governo doEstado, como forma de incentivo ao trabalho realizado no programa.