Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

domingo, 30 de maio de 2010

Secretaria lança Censo escolar 2010




A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura fez o lançamento oficial do Censo Escolar 2010. A solenidade de abertura foi realizada no Praia Mar Hotel, em Ponta Negra, nesta quarta-feira (26/05). Estiveram presentes, o Secretário Estado da Educação e da Cultura, Professor Otávio Augusto, secretários municipais de Educação, coordenadores, subcoordenadores e técnicos da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (Seec), como também as equipes das Diretorias Regionais de Educação (Direds).

O censo escolar consiste numa pesquisa declaratória anual que levanta informações estatístico-educacionais junto às unidades escolares, nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino, da rede pública e privada do país. Seu principal objetivo é fornecer informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema de educacional brasileiro, bem como, para fins de elaboração de indicadores, orientando o planejamento, a definição, a implementação e o monitoramento de políticas públicas.

O censo é usado, ainda como referência para a execução de programas relativos à transferência de recursos, tais como merenda e transporte escolar, livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, dinheiro direto na escola e FUNDEB entre outros.

Este ano o censo escolar vai trabalhar na atualização dos dados de 4.086 estabelecimentos de ensino do Rio Grande do Norte das redes públicas e privadas de ensino, além do cadastro de 944.406 matrículas e 45.634 docentes. Para tanto, a Coordenação Estadual do Censo Escolar se propõe a treinar anualmente as equipes estaduais, federais e municipais de educação.

Por se tratar de informações on-line, desde 2007 a escola é totalmente responsável pelas informações prestadas e a Coordenação Estadual, após o treinamento com os envolvidos, permanece com o trabalho para que todas as unidades escolares cadastradas não deixem de preencher o censo escolar.

No Rio Grande do Norte a coordenação do censo está a cargo da Secretaria Estadual de Educação, através da Assessoria Técnica e de Planejamento que em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Diretorias Regionais de Educação realizam o levantamento dos dados e a coleta descentralizada. A coleta de dados do censo terminará no dia 31 de agosto.

Na solenidade de abertura a Coordenadora Estadual do Censo Escolar de Educação Básica, Gilva Gonçalves Costa, ressaltou os benefícios do censo que é o primeiro sistema de coleta de informação totalmente on-line do país. Segundo ela a prioridade para 2010 é fazer a pesquisa com qualidade de dados. "A Secretaria de Educação coordena o senso aqui no estado, mas precisamos da parceria com as DIREDs e secretarias municipais de educação tendo em vista o fornecimento de dados para uma educação de qualidade em função de todos."


Fonte:www.rn.gov.br

Diretora participará de encontro de DIREDs, em Angicos



A diretora da 13 Dired, Mara Duarte, participará nesta segunda feira, dia 31, do IV Encontro Técnico Administrativo, no Clube Municipal de Angicos /RN, encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação – CORE e 8ª DIRED.

O encontro tem como objetivo promover a discussão de idéias, socializando os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas escolas da circunscrição da 8ª DIRED, assim como propiciar a troca de experiências e saberes entre os Gestores, Coordenadores e técnicos das DIRED.

O evento terá a participação do Secretário da SEEC, Otávio Augusto de Araújo Tavares, da Coordenadora da CORE/SEEC Elizabeth Jácome da Costa Britto e da Diretora da 8ª DIRED, Raimunda Gomes da Silva. A Programação conta com apresentação Cultural da Nova Escola de Música de Angicos e palestras.

A palestra "O Ato de Educar requer Atividade e Compromisso Social", será ministrada pela Professora Drª Rita Diana de Freitas Gurgel e "Políticas Públicas que Norteiam o Processo de Inclusão do RN", ministrada pela Professora Ângela Maria Silva.