Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dired participa do Amigos da Escola



A equipe da Dired participou da caminhada


A prefeita e a secretária de Educação


A Dired se fez presente


A soma de esforços


A diretora da Dired mobilizou toda a equipe



Caminhada teve boa participação das escolas


Mara e Fatinha se protegem do sol


Todos por uma boa causa


 No circo da cultura, Mara e o vice-prefeito aguardam ser chamados para compor a mesa


Minha Escola, Minha Comunidade foi o tema


 Vandinho, Mara e Edna Custódio


Público aguarda início das apresentações


Hino de Apodi, cantado por crianças do PETI


 Mara fala em nome do governador Iberê
  

 Circo lotado


Todos cantam o Hino de Apodi


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Gincana Cultural da Juventude mobiliza escolas do ensino médio



Equipe da gincana se reuniu com a comissão julgadora


Diretora discute o regulamento com os participantes



A 13 DIRED convida todos os apodienses para participarem das atividades da Gincana Cultural da Juventude que será disputada pelas escolas de Ensino Médio da circunscrição, no dia 13 de agosto, a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo Vilson Custódio, em Apodi.

A gincana, promovida pela Subsecretaria da Juventude,, visa integrar alunos e todo o meio educacional, em momento de lazer e aprendizagem visando uma sadia competição entre os participantes, fomentando a valorização da cultura da cidade onde as escolas envolvidas se situam.

Programação:

 Apresentação Cultural do tema da Gincana;

 Torneio Esportivo (futsal masculino);

 Soletrando;

 Show de conhecimentos (provas de História do RN, Matemática e Conhecimentos Gerais;

 Stand ( com materiais reciclados produzidos pela escola)

 Memorial da Escola mostrado em fotos

 Dez melhores fotos da comunidade onde a escola está localizada;

 Melhor projeto de preservação ambiental;

 Paródia (Sou Potiguar);

 Show de calouros;

 Melhor grupo de Dança;

 Concurso de Miss estudantil e Mister Estudantil;

 Prova Surpresa.


O evento é uma realização da Subsecretaria da Juventude e da 13 Dired, com a participação de todas as escolas de ensino médio da circunscrição.

Escolas recebem cartão eletrônico para compras na Feira do Livro de Mossoró


Gestoras participam da entrega dos cartões


A escritora Martha Medeiros foi uma das atrações da Feira

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), fez a entrega do Cartão Eletrônico do Livro às escolas da rede estadual, circunscritas às Direds de Assu, Apodi, Angicos e Mossoró, na terça-feira, na abertura da VI Feira do Livro, em Mossoró.

A diretora da Dired, Mara Duarte, esteve presente à abertura da Feira, acompanhada da gestora Aloma Duarte, da escola Zenilda Gama; a vice-diretora do Antônio Dantas, Fátima Feitosa e a diretora do Centro de Educação Especial, Erineide Marinho .

O Cartão é um projeto destinado a ampliar o acervo das bibliotecas de escolas estaduais e consiste em um crédito, que variou de 670 a 1.500 reais, para que as unidades de ensino adquirissem livros durante a Sexta Feria do Livro de Mossoró e faz parte da política de leitura adotada pelo governo do estado.

Além de fomentar a Feira do Livro de Mossoró, com um investimento de 300 mil reais, o projeto tem como objetivo viabilizar a construção de uma cultura de leitura no Estado. No total, foram beneficiadas 164 escolas da rede estadual de ensino.

A Feira do Livro de Mossoró é o maior evento do seguimento da Região Oeste Potiguar. Para os empreendedores da área, significa o período de maior faturamento do ano. O governo do RN fez um investimento de R$ 300 mil.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Amigos da Escola promove ações em Apodi


O Projeto Amigos da Escola realiza nesta quarta-feira (11), a partir das 8h, o 3º dia temático – Minha escola, minha Comunidade, com uma produção simultânea nas escolas de Natal e Apodi, que contará com a participação de todas as escolas públicas, das redes municipal e estadual. 

Em Apodi a programação será desenvolvida na Escola Estadual Professor Gerson Lopes com oficina e exposição de livros da Academia Juvenil de Letras, exposições de escritores e educadores apodienses exposição do Lajedo do sítio arqueológico de Soledade, diversidade da cultura afro-brasileira, oficinas de libras, oficinas de pinturas e cantinho da leitura.

Haverá também uma extensa programação na praça Getúlio Vargas, no circo que foi montado em frente à Escola Estadual Gerson Lopes, com a participação da banda pau e lata, capoeira, teatro e apresentações de palhaços.

O objetivo principal da realização deste evento é estabelecer uma relação mais próxima da escola com a sociedade na perspectiva de promover vínculos de confiança entre a escola, pais, alunos, educadores e demais segmentos da sociedade civil.

Outro aspecto importante é viabilizar através desse encontro, uma rede social de interesses que possam ser compartilhados com uma cultura de mobilização social em busca da democratização do ensino como um direito universal a todo cidadão.

O evento é fruto de uma parceria da TV Globo através da sua afiliada a INTER TV Cabugi, Undime/ Secretaria Municipal de Educação de Apodi, 13 Dired, Instituto Técnico e Científico de Policia – ITEP, como também com o apoio de entidades filantrópicas, empresários, voluntários, educadores pais alunos, educadores, funcionários e demais segmentos da sociedade civil organizada.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Formação Continuada do RN Caminhando


 Mara abriu o evento


Boa participação de alfabetizadores e coordenadores


Auditório cheio 


Francilene apresentou um módulo 


 Magnólia cumprimentada pelo bom trabalho


 Socialização das atividades


Janeide, Mara, Conceição e Edna


 Janeide e Mara felizes com o sucesso do evento


Com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e novas práticas de alfabetização de jovens e adultos, a 13ª Dired realizou no sábado, dia 01, na Casa de Cultura, a II Etapa da Formação Continuada para alfabetizadores e coordenadores do Programa RN caminhando.

O encontro que contou com a presença das coordenadoras estaduais do programa, Janeide Cruz e Edna Custódio,  teve a participação de cerca de 200 alfabetizadores e coordenadores das cidades de Apodi, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Caraúbas.

A solenidade foi aberta oficialmente pela diretora Mara Marlizete, que falou da satisfação de contar com a presença de todos os envolvidos no Programa. Os módulos foram apresentados pela coordenadora setorial, Francilene Santiago e pela técnica pedagógica, Magnólia Duarte. 



Concurso de Redação do Senado Federal 2010



Estão abertas as inscrições para o Concurso de Redação do Senado Federal 2010, que está na 3ª edição e traz como tema "Brasília, capital dos brasileiros", em comemoração aos 50 anos da cidade. Estão aptos a participar do evento alunos matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais de todas as unidades da federação, com faixa etária de 16 a 19 anos.

O objetivo é estimular entre os estudantes, a reflexão sobre o papel da Capital Federal nos destinos da Nação, além de promover o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão como parte na construção de valores éticos, políticos e sociais do país.

As escolas deverão encaminhar a redação escolhida para a coordenação do concurso, em cada estado, até o dia 30 de setembro de 2010. Serão consideradas inscritas as redações manuscritas pelo aluno na folha oficial do concurso do Senado federal, sem rasuras e sem identificação, acompanhadas da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo diretor da escola, pelo aluno autor da redação e por seu responsável.

O processo de escolha da melhor redação será feita em três etapas: na escola, no estado e a nível nacional. As escolas colocadas nos três primeiros lugares serão premiadas com computadores, livros e DVDs. Os 27 alunos finalistas, um de cada estado da federação, receberão um microcomputador portátil e certificado de participação honrosa. Serão concedidos troféus aos três primeiros colocados.

A premiação do Concurso de Redação ocorrerá no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, como parte dos festejos do cinqüentenário da cidade. O evento será realizado em 19 de novembro, comemorado Dia da Bandeira.

A coordenação do Concurso de Redação do Senado Federal no Rio Grande do Norte fica a cargo da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura. Para maiores informações, entrar em contato com a Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), pelo telefone 3232-1496.

Fonte: http://www.rn.gov.br/

Projeto Parlamento Juvenil do MERCOSUL seleciona alunos e Professores

A Secretaria Estadual de Educação, através da Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), vai receber até o dia 10 de agosto os trabalhos das escolas interessadas em participar do Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul 2010. Cada escola pode participar com um trabalho, um Cordel com o tema "O ensino médio que queremos", com destaque de alguns tópicos, tais como: inclusão educativa, participação cidadã dos jovens, os jovens e o trabalho, direitos humanos e temas vinculados à identidade de gênero.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O projeto se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente dos grupos e comunidades em que estão inseridos.

O projeto é destinado a estudantes do ensino médio das escolas públicas, que tenham entre 14 e 17 anos. O Brasil deve enviar 27 jovens, um representante de cada um dos 26 estados da federação e do Distrito Federal. Os alunos selecionados serão indicados pelos próprios estudantes.

A primeira fase da seleção será a nível estadual, feita pelas secretarias de educação, que devem aceitar as indicações de alunos do ensino médio que preferencialmente desenvolvam projetos na área de participação juvenil em fóruns semelhantes e tenha bom rendimento escolar, além de dominar o espanhol como língua estrangeira.

Após análise do perfil dos indicados pelas escolas, cada secretaria deve enviar até 3 alunos para a fase nacional, em Brasília, custeados pelo Ministério da Educação em parceria com a Unicef. Além dos alunos, serão selecionados ainda nove professores para representar o país. Cada professor será responsável por um grupo de três alunos.

A seleção nacional ocorrerá em Brasília, no mês de setembro, onde serão escolhidos, dentre os alunos indicados pelas secretarias estaduais de educação, 27 alunos do ensino médio para representar o Brasil no Parlamento Juvenil, em outubro, no Uruguai. Lá estarão também estudantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Maiores informações pelo telefone 3232-1465, falar com Vera Reis, coordenadora do projeto no Rio Grande do Norte.

Fonte: http://www.rn.gov.br/