Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mensagem Cívica pelas Festividades da Semana da Pátria


Autoridades civis e militares, cidadãos norte-riograndenses, educadores, alunos, integrantes das forças armadas, hoje iniciamos a semana de comemorações a Semana da Pátria do ano de 2010.

Para tanto, se faz necessário, na qualidade de representante do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza, de Secretário de Estado da Educação e da Cultura e, acima de tudo, de educador, dirigirmos algumas palavras aos presentes no sentido de rememorar aspectos que para nós brasileiros devem ter significados relevantes.

Assim, falar sobre a Pátria brasileira significa lembrar de toda uma história que foi construída por diferentes personagens e que tornaram possível que hoje estivéssemos aqui para comemorar o dia da independência do Brasil da coroa portuguesa que, como sabemos, passou muitos anos sendo os governantes deste país, enquanto colônia.

Pensamos que este momento deve ser ressignificado por cada um dos brasileiros em cada ano, uma vez que, para termos uma sociedade democrática, na qual escolhemos os nossos dirigentes, podemos expressar as nossas idéias, vemos ampliadas oportunidades de participação social no mundo do trabalho, bem como, no acesso a educação formal em diferentes níveis e tipos de oferta educacional, como meio de melhor participarmos como cidadãos dos destinos do país, nem sempre se deram da forma que hoje temos.

Nesse sentido, devemos referenciar diferentes personagens da nossa história desde o Brasil colônia até os dias atuais, uma vez que, em cada contexto da nossa trajetória como nação existem desafios que devem ser enfrentados nas diferentes instâncias que compõem a nossa federação: municípios, estados e união.

Por isso o culto a pátria deve fazer parte do nosso cotidiano como expressão de um sentimento de pertencimento a uma nação que se constrói no dia a dia, a partir das ações de cada um dos brasileiros nas diferentes atividades e papéis sociais que assume como pai, mãe, operário, profissional liberal, militar, dirigente, entre outros.

Portanto, queremos conclamar a todos para contribuir com as suas ações para que tenhamos uma pátria na qual seja possível uma convivência pacífica e respeitosa aos direitos humanos e, possamos aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que vimos construindo e com isto garantir um futuro cada vez mais cheio de perspectivas para todos os brasileiros. Assim, possamos construir um sentido verdadeiro de federação em um pais que é composto por uma diversidade de etnias, mas que acima de tudo, sabe respeitar a sua história e àqueles que contribuíram e continuam a contribuir, enquanto pessoas que existem em um dado tempo, espaço e momento. Isto nos impõe possibilidades, mas também, limitações para continuarmos sendo úteis como seres humanos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Finalmente, lembrando as palavras de um nordestino pernambucano e educador, que foi anistiado no ano passado e deu uma grande contribuição a educação pública deste país, o mestre Paulo Freire, terminamos nossa mensagem com um pensamento dele:

“A curiosidade de camponeses com quem tenho dialogado ao longo de minha experiência político-pedagógica, fatalistas ou já rebeldes diante da violência das injustiças, é a mesma curiosidade, enquanto abertura mais ou menos espantada diante de “não-eus”, com que cientistas ou filósofos acadêmicos admiram o mundo.”

Portanto, continuemos acreditando que uma nova sociedade é possível construir com a nossa contribuição.

Prof. Dr. Otávio Augusto de Araújo Tavares.

Profissionais de Educação Física participam de mesa redonda no programa Dired em Ação




O programa Dired em Ação de segunda-feira, teve uma mesa redonda com professores e coordenadores de educação física, onde foi discutido a importância desse profissional, que no dia 02 de setembro comemora o seu dia.

A coordenação de educação física da Dired, através de Aldeci Júnior e Neto Romão preparam um programação especial em comemoração ao dia do educador físico, que teve início no mês de agosto, com um café da manhã para fazer uma avaliação dos Jern's.

A programação prosseguiu com torneio de futsal, entre professores de Educação Física e vereadores de Apodi, no ginásio poliesportivo, no dia 29 de agosto vai ser concluído no próximo dia 05, com uma missa em Ação de Graças pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física.

Na mesa redonda, também foi debatido a educação física inclusiva. Participaram do debate, os professores Luís Carlos, Jane Meire e Raimundo Nonato, além de Neto Romão e Aldeci Júnior.


Funcionários da Dired organizaram jantar em comemoração ao aniversário de Mara



Mara ouve discursos em sua homenagem

Mensagens feitas pelos funcionários da Dired


Charme e elegância na festa

Hora de prestar homenagens


Lúcia entregou presente dos funcionários


Mara agradece

Ivonaldo, diretor da Gerson Lopes compareceu


Fez companhia para Lourdete, gestora da Alvani de Freitas Dias


Maria Rita representou a Ferreira Pinto


Do Centro de Educação Especial, Erineide e Rocilda


Cláudia e Francilene, da equipe pedagógica da Dired


Amigos vieram prestigiar Mara


Aloma e Rosinha, da Zenilda Gama e Naninha, da Dired


Meire e Anselmo


Família unida


Hildo Filho, anfitrião da festa


Ivan, sozinho, enquanto Magnólia recepcionava convidados


Marileide e César


Elisângela comandou a festa


Abraço especial da mãe, D. Lizete

Nara Lira soltou a voz

No domingo, dia 29, funcionários da Dired, gestores, amigos e familiares de Mara se reuniram na casa de Aparecida Duarte e Hildo Filho, para comemorar o aniversário da diretora, numa festa simples, mas cheia de emoções.

O jantar, com música ao vivo, foi organizada pelos funcionários da Dired e pela família de Mara, que prestaram homenagem em forma de mensagens e discursos. Emocionada, ela agradeceu a todos e relembrou sua trajetória de vitórias e derrotas.


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Encontro de Mediadores de leitura



Magnólia, Mara, Silvana e Nega conduziram a oficina

Professores leitura de tirinhas


A oficina teve dois momentos


Professores fizeram leitura de imagens

As revistas escolhidas foram da Turma da Mônica


Sexta e sábado da semana passada, as técnicas Silvana Pinto e Francisca Peixoto realizaram, na sede da Dired, oficina com os professores de sala de leitura, do 1 ao 5 anos, participantes do programa Mediadores de Leitura.

O objetivo do encontro foi proporcionar aos professores e apoios pedagógicos a oportunidade de analisar e refletir sobre a importância de desenvolver com os alunos, atividades de leitura e produção de histórias em quadrinhos.

Na sexta-feira, o encontro foi com professores dos municípios de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Itaú e Caraúbas. No sábado, participaram da oficina, os professores da sede.