Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dired convida sociedade apodiense para participar da V Marcha da Inclusão



Há cinco anos, o Centro de Educação Especial Regional, Geovânia Andrade realiza um marcha com o propósito de esclarecer à sociedade da importância do trabalho em prol da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como uma forma de tentar romper com as ações que envolvam qualquer tipo de preconceito

Abordando o tema "Aceitar a Diferença é Quebrar Preconceitos", a V Marcha da Inclusão  acontecerá amanhã, dia 11 de novembro, com saída programada para as 16h30m, do Centro de Educação Especial, onde se concentrarão alunos e professores de todas as escolas de Apodi.

O evento, terá a presença de Joiran Medeiros, da Subcoordenadoria de Educação Especial, que também estará lançando oficialmente a matrícula antecipada para alunos portadores de necessidades especiais, que acontecerá nos mees de novembro e dezembro.

A Marcha também servirá como culminância do programa Educação Para a Paz, que foi trabalhado em todas as escolas, através do Planejamento Integrado e desenvolvido de forma mais específica, nas escolas Ferreira Pinto e Alvani de Freitas Dias, que farão a Caminhada da Paz.

"Faremos três eventos num só, não apenas pela dificuldade de angariar recursos, mas porque são programas que têm em comum o respeito pelo cidadão e a busca por uma sociedade mais justa" justificou a diretora da Dired, Mara Duarte.


Gestores daas escolas participaram de reunião na Dired



Ontem pela manhã, a diretora da Dired, Mara Duarte, promoveu reunião com todos os gestores das escolas da circunscrição, para repassar informações referentes aos programas e as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas.

Na pauta da reunião, o principal assunto discutido foi a realização da Marcha da Inclusão, que acontecerá amanhã, à tarde, evento do qual também e fará parte, a Caminhada da Paz e o lançamento da matrícula antecipada para alunos com necessidades especiais.

Outros assuntos foram discutidos com os gestores, que fizeram um relato do andamento do I Planejamento Integrado, realizado em setembro, com todas as escolas e que teve como tema "Educação para a Paz".

domingo, 7 de novembro de 2010

Projeto Ciência para Todos no Semiárido Nordestino

A diretora da Dired, Mara Duarte, participou de reunião na UERN, na qual foi apresentado o projeto "Ciência Para Todos no Semiárido Nordestino" que tem como objetivo despertar nos adolescentes de escolas públicas de ensino médio do semi-árido nordestino a curiosidade cientifica, treinando-os na utilização da metodologia cientifica.

O projeto será encaminhado para o Edital MCT/CNPq/MEC/SEB/CAPES Nº 51/2010 - Seleção pública de propostas para realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas e deverá abranger a 12ª, 13ª, 14ª e 15ª DIREDs num total de 77 escolas de ensino médio distribuídas em 49 municípios do estado.

A metodologia de trabalho a ser adotada envolverá etapas de capacitação, oficina de construção de projetos, acompanhamento dos projetos, realização de feiras nas escolas e nas diretorias regionais e por fim a consolidação do trabalho numa grande feira a ser realizada no município de Mossoró durante a semana de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro de 2011.

As diretoras das Direds de Mossoró, Pau dos Ferros e Umarizal também participação da reuinão dessa desafiadora proposta que deverá culminar com a realização de uma grande feira de ciência com no mínimo 100 projetos, nas mais diversas áreas do conhecimento, utilizando o método científico.


Encontro de Avaliação do Despertar




No próximo dia 15, a diretora da Dired, Mara Duarte e a coordenadora do Ensino Médio, Fátima Feitosa, participarão de um encontro de avaliação do Programa Despertar, no Sebrae, em Natal, onde apresentarão os trabalhos realizados durante todo o ano, pelas escolas que trabalham o programa.

Na semana passada, professores que trabalham com o Despertar, a diretora da Dired e a técnica responsável pelo programa, participaram de uma reunião de avaliação intermediária, com Vera Reis e Antônio Carlos, do Sebrae, na sede da Dired.