Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Professores do Gerson Lopes participam de Oficinas Pedagógicas em Nízia Floresta

Teve início nesta quarta-feira (19), às 9h, no Mar Dunas Hotel, em Nísia Floresta, a 2ª Oficina Pedagógica de formação continuada dentro do Programa Ensino Noturna Diferenciado, executado pelo Governo do Estado, através da Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura.

Participam da formação 500 professores das 34 escolas jurisdicionadas às 16 Diretorias Regionais de Educação (Derdes). Entre elas, a Escola Estadual Antônio Pinto de Medeiros (Natal), Newman Queiroz (Jucurutu) José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros) Pedro II (Lajes) Manuel de Melo Montenegro (Ipanguaçu) Cristóvão Colombo (Doutor Severiano) Felinto Elísio (Jardim do Seridó) e Gérson Lopes (Apodi).

Diversas palestras serão ministradas abordando os temas: Leituras e Produção de Texto Ética e Educação O ensino da Ciência na Sociedade de Informação, Políticas de Ensino Médio Para o Rio Grande do Norte e Escutando Sentimentos da Qualidade de Vida.

A programação prossegue com a realização de oficinas pedagógicas: Como Aprender no Olhar da Psicologia, Construção das Unidades Pedagógicas e o Ensino da Matemática: Estratégias para Desenvolver Competência, entre outras, além de apresentações teatrais, poético-literário, música, cinema e ginástica laboral de melhor qualidade de vida. O encerramento do evento está previsto para o meio dia do sábado (22/05).


Fonte:www.rn.gov.br

Coordenadora do Saberes da Terra participou de Jornada em Natal



Secretário de Educação fez abertura


Cláudia participou de oficinas




A coordenadora do Programa Saberes da Terra, Cláudia Pinto, participou, em Natal, de 11 a 13 de maio, da Primeira Jornada Pedagógica do Projovem Campo/Saberes da Terra no Rio Grande do Norte do território da Cidadania da Região do Mato Grande.

A I Jornada Pedagógica teve como tema: "Por Uma Educação de Qualidade".A solenidade de Abertura teve a participação do Secretário de Estado da Educação e da Cultura, Prof. Otávio Augusto de Araújo Tavares como conferencista.

Durante os três dias de treinamento o público, participou de oficinas de capacitação pedagógicas, baseadas nos cadernos pedagógicos/SECAD, nas Diretrizes Operacionais Para a Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB Nº 01 de 2002 e na Carta do Rio Grande do Norte.

O Projovem Campo Saberes da Terra é um programa nacional que tem como objetivo desenvolver uma política de fortalecimento e ampliação do acesso e da permanência dos jovens agricultores e familiares, entre 18 e 29 anos, no sistema formal de ensino.

A jornada foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e do Programa Educação do Campo realizou,



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fórum discute alterações na lei sobre democratização da gestão escolar




Composição da mesa para abertura do Forum


Mara falou da importância da gestão democrática


Leila Karla fez o cerimonial


Daniel Patrício representou os estudantes


Lúcia Melo representou a ANPAE


Maria Vivência, representante do SINTE


Beatriz Lima também representou o SINTE


Chagas Cassiano, representante da CORE


Boa participação



Pais e alunos compareceram


Representação de professores



O Forúm que aconteceu ontem na Casa de Cultura reuniu funcionários, pais, alunos, professores e gestores da circunscrição da 13 Dired, para discutir alterações na Lei Complementar Nº 290, de 16 de fevereiro de 2005, que dispõe sobre a democratização da gestão escolar no âmbito da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Norte. 

Com o objetivo de construir uma cultura de participação da comunidade escolar, a lei foi criada em 2005, pela governadora Wilma de Faria, quando os diretores das escolas com mais de 100 alunos matriculados passaram a escolher seus gestores através de eleições diretas com a participação da comunidade escolar.

"As eleições diretas para dirigentes escolares representam um grande avanço na política educacional do RN, que foi um dos primeiros estados, no país, a ter seus gestores escolhidos pela comunidade escolar", disse Mara na abertura. É um direito fundamentado no princípio da gestão democrática do ensino público e garante a participação de representantes da comunidade no processo democrático.


 

Reunião do Comitê Gestor da Educação de Jovens e Adultos



Representante da UNESCO


A diretora da Dired participou da reunião



Todos os secretários municipais de Educação das escolas da circunscrição da 13 Dired participaram da reunião com o Comitê Gestor Local da Educação de Jovens e Adultos, com o representante da UNESCO, Pedro Xavier.

A reunião teve como objetivo mostrar os índices de analfabetismo no Estado, ressaltando a responsabilidade do comitê na fiscalização das políticas públicas para a educação de jovens e adultos.





segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alunos do RN Caminhando são beneficiados com consulta e óculos grátis




Mara conversa com alunos na fila de espera pela consulta


Professoras do RN Caminhando de Felipe Guerra


Aluno do programa demonstra satisfação ao receber o óculos


O médico oftalmologista Márcio Rodrigues e Mara

Através do Programa Olhar Brasil, os alunos que estão matriculados no programa RN Caminhando, estão sendo beneficiados com consultas grátis e ainda ganham o óculos, caso necessitem.

As consultas já estão acontecendo, de acordo com cronograma estabelecido, nos município de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, onde o programa Brasil Alfabetizado tem turmas funcionando.

A diretora da Dired, Mara Duarte, acompanhada da coordenadora do programa RN Caminhando, Francilene Santiago, estiveram semana passada, no município de Felipe Guerra, onde puderam constatar a satisfação dos alunos atendidos.

O programa Olhar Brasil tem como objetivo identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira.

O projeto Olhar Brasil prevê a assistência direta a 44 milhões de pessoas, envolvendo a aplicação de aproximadamente R$323,3 milhões de reais, num período de três anos.