Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 26 de março de 2010

Equipe da REDEF participa de capacitação sobre Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa



Maria Francisca declama poesia sobre o Acordo


Equipe pedagógica faz pose


O grupo que participou da formação com a professora Leonor


As professoras Yassonara, Leonor e Lúcia, ambas do IFRN


Na semana passada, a equipe pedagógica da Dired participou de um encontro da Rede de Formadores do Ensino Fundamental –REDEF, em São José do Mipibu, no qual foram feitos estudos sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, vigente desde janeiro de 2009.

A formação que a equipe recebeu sobre o Acordo Ortográfico será repassada para todos os coordenadores do ensino fundamental das escolas da jurisdição, que depois multiplicarão com os professores deste segmento, através de oficinas.


Inaguração do Núcleo de Tecnologia Educacional da Dired




Elisabete, coordenadora da CODESE, conversa com Mundinha, Evangelista e Júnior Carlos enquanto aguarda aposição da placa do laboratório do NTE 


O vereador Paulo de Telécio se junta ao grupo


O presidente da câmara, João Evangelista, acompanhado das técnicas do NTE, Cláudia, Elisângela e Francilene


Evangelista conversa com Júnior, diretor do Antônio Dantas


Pose da equipe pedagógica da Dired, enquanto aguarda chegada da governadora


Elisabete e Mundinha, acompanhadas dos diretores das escolas da circunscrição



domingo, 21 de março de 2010

Aluno do Centro de Educação Especial é aprovado no vestibular da UERN





A equipe do Centro de Educação Especial Geovana Andrade está muito orgulhosa do aluno David, aprovado no vestibular de matemática da UERN. A diretora, Erineide Marinho com a sua equipe tem realizado um trabalho de inclusão dessas pessoas com necessidades especiais que merece aplausos de toda a sociedade apodiense. A 13 Dired parabeniza o aluno e toda a equipe pedagógica do Centro.



Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas de Matemática



Estão abertas, até o próximo dia 26 de março, as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições dos alunos participantes devem ser feitas através do site www.obmep.org.br, sob a responsabilidade dos professores e diretores das escolas públicas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos alunos do ensino fundamental, a partir da 5ª série, e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas. Docentes, secretarias de educação e até as escolas participantes também concorrem a prêmios.

Um dos objetivos da olimpíada de matemática é levar o aluno a resolver cálculos usando o raciocínio lógico, promover o estudo da Matemática, contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, além de identificar jovens talentos, incentivar o seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social.

As provas são elaboradas em três níveis, sendo: nível I para alunos da 5ª e 6ª série, nível II para alunos 7ª e 8ª serie e nível III para alunos do ensino médio. As provas da 1ª fase estão previstas para o dia 08 de junho. O dia 22 de junho é a data limite para o envio, pelas escolas, da lista e dos cartões-respostas dos alunos classificados para a segunda fase da olimpíada.


Programa Alfa e Beto capacita professores que irão trabalhar nova metodologia




Os professores do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas da circunscrição da Dired, receberam a primeira capacitação do programa de alfabetização Alfa e Beto, com as formadoras Socorro Alves e Silvana Pinto, técnicas responsáveis pelo programa.

O objetivo do encontro foi apresentar aos professores a nova metodologia do Alfa e Beto, que será trabalhada com o material didático do programa que contribui para alfabetizar crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental através do método metafônico.

“Trata-se de um método através do qual os professores apresentam as letras aos alunos e ensinam a decifrar o código alfabético por meio da identificação de palavras, aplicando o princípio fônico para decodificá-las”, explica Silvana.

O Programa contém atividades relativas a todas as competências que integram o processo de alfabetização. Isso permite que a escola se adapte ao nível em que se encontra cada aluno.

Além de alfabetizar, o programa introduz o aluno ao mundo das letras e dos livros e desenvolve vocabulário e competências de compreensão de texto e de expressão oral.