Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dia das Mães tem comemoração especial para funcionárias da Dired




Em coquetel de comemoração pelo Dia das Mães, Mara entrega lembranças a todas as mães da Dired e convidadas para a festa


Cláudia Pinto


Fatinha Pinto


Nilza Freire


Lucinda


Jânia Carvalho


Francilene Santiago


Elisângela Nunes


Cláudia Câmara


Maria José


Maria Francisca


Francisca Peixoto


Silvana Pinto


Socorro Maia


Magnólia Duarte


Elisângela Valdevino


Solange Aires


Lúcia Farias


Fátima Feitosa


Flávia



Aula inaugural do NTE aconteceu segunda-feira














A aula inaugural do Centro Tecnológico Educaciona da 13 Dired aconteceu segunda-feira à tarde, com a  diretora Mara Duarte, as técnicas formadoras, Francilene Santiago, Elisângela Nunes, Cláudia Câmara e os professores e apoios pedagógicos que participarão do curso de formação continuada de 40h sobre Introdução à Educação Digital.

Trata-se de um curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet, cujo objetivo é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho", explica Mara.

O NTE faz parte do Proinfo Integrado que é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e comunicação - TIC - no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Aula inaugural do Programa Saberes da Terra aconteceu em Apodi, Itaú e Severiano Melo




O técnico Elano Ferreira abre os trabalhos em Severiano Melo


Comunidade participa da aula inaugural


Professores do programa


Educadora fala da importância do programa



Teve início nas cidades de Apodi, Itáu e Severiano Melo, o Pró-Jovem Campo Saberes da Terra, programa nacional de educação de jovens voltado a agricultores e agricultoras familiares, que integra qualificação social e profissional e considera as especificidades do campo

Implantado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), o programa teve início no dia 26 de abril deste anos municípios da circunscrição da 13 Dired, sob a coordenação da técnica pedagógica Cláudia Pinto.

Oferecendo oportunidade de escolarização em Ensino Fundamental para jovens agricultores(as) familiares excluídos do sistema formal de ensino, no município de Apodi, foram formadas duas turmas, denominadas de Córrego e Sementes Nativas; em Itaú, Pedra Preta e em Severiano Melo, turma Boa vista.

A abertura do programa no município de Apodi, na turma Semente Nativa, foi feita pela diretora da Dired, Mara Duarte e pela coordenadora do programa Cláudia Pinto, que apresentou as metas, ações e objetivos do programa para os participantes do evento, composto por alunos, comunidade e representantes de movimentos sociais e associações.

Foram apresentados os educadores que falaram sobre as áreas de conhecimento na qual irão atuar e mostraram a importância do programa para a comunidade, estimulando o desenvolvimento sustentável como possibilidade de vida, trabalho e constituição de sujeitos cidadãos no campo.

Na turma do Córrego, a abertura foi feita com a coordenadora do Programa, Cláudia Pinto e por representantes dos movimentos sociais, que falaram da oportunidade para os jovens na faixa etária de 18 a 29 anos que atuam na Agricultura Familiar, residentes no campo, que saibam ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental.

No município de Severiano Melo, o técnico agrícola, Elano Ferreira apresentou o programa para a comunidade, enfatizando que um dos objetivos é fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e de metodologias adequadas à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no campo.

Em Itaú, a abertura foi feita pela secretária de Educação do município, Mirianete Brasil, na qual ressaltou que o programa pretende elevar a escolaridade e proporcionar a qualificação profissional inicial de agricultores(as) familiares, estimulando a permanência dos jovens na escola por meio da concessão de auxílio financeiro.



Equipe da Dired participou da III Etapa do Curso de Formação Continuada para Gestores Eleitos



Mara fez parte da mesa de abertura do evento

Da Dired, participaram a diretora e as técnicas Magnólia Duarte e Fátima Pinto


A diretora da Dired, Mara Duarte, participou da III Etapa do Curso de Formação Continuada para Gestores Eleitos, encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) por meio da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (CORE).

O encontro teve como objetivo capacitar os diretores das escolas no sentido de qualificar a gestão escolar para oferecer uma educação de qualidade e construir concepções de funcionamento legal que orientam o trabalho do gestor escolar.

Participaram do evento, todos os segmentos que representam a comunidade escolar: diretores, coordenadores e técnicos das escolas, da SEEC e das Direds, além de estudantes do ensino médio



Posse dos novos professores aconteceu sábado, na Dired



Mara falou do compromisso dos novos educadores


A felicidade pela realização de um sonho


Após anos de espera, enfim a nomeação


Todas as escolas da circunscrição da 13 Dired estão com quadro completo


Expectativas pelo início do trabalho


Professores que já atuavam em sala de aula


Para alguns, o início da atividade docente



Sábado pela manhã, na sede da Dired, a diretora Mara Duarte oficializou a posse dos 51 professores convocados em dezembro pelo Governo do Estado, para atender às necessidades dos municípios de Apodi, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Tabuleiro Grande.

Ao oficializar a nomeação dos professores, a diretora falou da importância do profissional da educação no contexto em que vivemos. “Pode não ser o emprego dos sonhos de muita gente, mas pode ter certeza de que milhares de pessoas gostariam de estar no lugar de vocês, pela estabilidade que terão, num país em que o desemprego é um dos maiores problemas”, frisou Mara.

A técnica responsável pelo setor administrativo da Dired, Jânia Carvalho falou sobre os direitos e os deveres dos novos convocados, alertando para o fato de todos se encontrarem em estado probatório por um período de dois anos e tirou dúvidas sobre a lei que os ampara.

Os professores convocados foram aprovados em concurso realizado em novembro de 2005 e prorrogado por mais dois anos. A convocação obedeceu à ordem de classificação e atende as necessidades das escolas que apresentaram quadro de vagas para as disciplinas nas quais ainda haviam professores a serem chamados.

domingo, 9 de maio de 2010

Equipe da Dired presta homenagem a todas as mães



Escrevo às mulheres que são mães. Elas são universais porque amam e cuidam daqueles que natural ou casualmente lhes foram confiados. O pressuposto da filiação será necessário para que nós nunca esqueçamos que a vocação da mulher é o amor; e aqui me permitam a diferenciação, já que a intenção é saudá-las como “Mães”! A vocação da maternidade é um dos tantos dons que Deus concedeu às Evas da Humanidade. Por elas, a vida germina para o florescimento da visibilidade da imagem e semelhança que é o analógico de Deus na História.

O dia é um reconhecimento simbólico da sublime dignidade das mulheres. Nem todas as mulheres são mães, mas todas são filhas. A relação da feminilidade com a maternidade é intrínseca. O encantamento da filiação tem mais a nos dizer neste dia do que qualquer outra manifestação pública. As nossas mães são presente de Deus para todos nós. Obrigado, Senhor, pelas mães que temos! A Ti o nosso mais sincero agradecimento. Queremos que o mundo sinta que elas são importantes para nós e para o mundo. Muito palavreado sem amor e reconhecimento neste dia não valem tanto.

O que elas desejam é o que todos os dias as pessoas amadas e que dão sentido a cada momento das nossas vidas merecem, que é gratidão e correspondência. Há tantos filhos que maltratam suas mães, na juventude e amiúde na velhice. Existem muitos filhos ingratos. Se me perguntarem as razões eu saberia dizer muitas, mas não as compreenderia! Existem situações de muito descaso por parte de muitos filhos. Graças a Deus, não é o trivial! Quem tem este tipo de atitude, normalmente é por perturbações históricas e existenciais. Nestes casos, é muito importante que haja amor e conversão.

Quem não converte seu coração a Deus, também pode chegar a não valorizar uma mãe. Por parte de muita gente ainda há esta forma frustrante de relacionamento. Os filhos, ressentidos por causa de separações, infidelidades, violências, desamor e outros comportamentos, prejudicam a forma de amor que mais deve se assemelhar com o amor de Deus. Porém, por ser humano, este também falha, porque há mães que tentam abortar ou, pior, matam suas próprias crias. Contudo, por ser mulher e estar aberta à vida, toda mãe é chamada a ser sinal de amor na e para vida de seu filho.

No dia dedicado singelamente às mães, façamos a nossa mais pura e singela homenagem a elas. No momento, poderíamos nos perguntar que tipo de gestos estamos expressando para dizer a elas o quanto as amamos. Aproveitemos este dia para isto. Pensemos como será gratificante para nós e para elas ouvir o doce balbuciar desta tão significativa exclamação: “Mãe, eu te amo”! Oxalá, muitos filhos já viram suas mães partirem para junto de Deus. Não tem problema! Diga, assim mesmo. O coração de quem ama trás para junto de si as pessoas que amamos. Não podemos temer a nossa humanidade. Ela também é dom de Deus. O Seu Filho se fez carne, também. Quantos filhos não se arrependem por ter passado a vida e nunca terem dito que amavam suas mães! Este é o tempo de Deus, pois o amor será sempre o meio pelo qual Deus fala. Faça isto hoje.

Por fim, celebremos na intenção de todas as mães, biológicas ou casuais! Aos filhos, não fantasiem este dia só com presentes caros que na grande maioria das vezes não dizem muito. Ame sua mãe e diga, com ações e palavras, o quanto elas são especiais! Tenha certeza que será inesquecível para você e para ela. Muitos já chegaram a reclamar que só valorizaram depois que as perderam. Não deixe que aconteça com você. Assim o seja!

Um fraterno e especial abraço a todos a todas as mães!!

Prof. José Flávio da Paz