Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Matrícula Antecipada para pessoas com deficiência




É a matrícula realizada nos meses de novembro e dezembro, direcionada às pessoas com deficiência que ainda não freqüentam a escola e tem como objetivo oferecer condições à escola para:

 Organizar as turmas de acordo com as normas do Conselho Estadual de Educação _ CEE/RN;

 Solicitar o Serviço de Itinerância da SUESP para assessorar a equipe pedagógica, alunos e familiares, quando necessário;

 Realizar, através da SEEC/SUESP, mini-cursos de capacitação para responder as necessidades constatadas no atendimento escolar;

 Confeccionar material didático adequado e necessário ao aluno com deficiência;

 Solicitar a SUESP/CAP material didático específico para o aluno cego ou com baixa visão;

 Encaminhar o aluno com deficiência ao Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais e Centros de Educação Especial.

 Solicitar junto a SUESP/CAS apoio pedagógico para o aluno surdo, bem como o Instrutor e Intérprete de LIBRAS.

 Providenciar melhores condições de acessibilidade ao aluno, observando as necessidades de cada um, tais como: aquisição de mobiliário adaptado e confecção de órteses para alunos com deficiência física, adaptação e confecção de material pedagógico utilizando a tecnologia de baixo custo.



Portaria põe fim ao Ensino Médio distribuído em blocos semestrais

Conforme Portaria nº1409/2010 - SEEC/GS,  publicada no Diário Oficial, de 08 de outubro de 2010, o secretário de Educação, Otávio Augusto de Araújo oficializa a terminalidade da experiência do Ensino Médio organizado em séries anuais com Componentes Curriculares distribuidos em blocos semestrais para 2011.

No entanto, as escolas contempladas com os Programas Ensino Médio Inovador e o Programa Ensino Médio Noturno Diferenciado permanecerão com a estrutura dos componentes curriculares organizados em blocos semestrais, de acordo com a proposta dos Programas.

Veja portaria:


PORTARIA Nº 1409/2010 – SEEC/GS.

Dispõe sobre a organização do Ensino Médio a partir de 2011 nas Escolas da Rede Estadual.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA, no uso de suas atribuições legais.

R E S O L V E

Art. 1º - Determinar, a partir do início do ano letivo de 2011, a terminalidade da experiência do Ensino Médio organizado em séries anuais com os componentes curriculares distribuídos em blocos semestrais.

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Secretário de Estado da Educação e da Cultura, em Natal, 08 de outubro de 2010.


Otávio Augusto de Araújo Tavares

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA

Formação para Mediadores de Leitura


As técnicas da Dired, Francisca Peixoto, Socorro Souza, Silvana Pinto e Maria José,responsáveis pelo programa Mediadores de Leitura do 5º ao 9º Ano, paticiparam do II Encontro de Formação, nos dias 22 e 23, em Mossoró.

A formação teve como objetivo, possibilitar reflexões acerca do trabalho com textos literários e vivenciar atividades práticas de leitura de literatura, utilizando livros selecionados para o projeto.

Durante os dois dias, as técnicas participaram das oficinas pedagógicas Conjecturando Imagens, Criando Narrativas; O Poeta é um Fingidor e A Linguagem Cibernética e a Literatura.

Equipes gestoras participaram de formação continuada, em Natal

A diretora da Dired, Mara Duarte e  equipes gestoras das escolas da circunscrição, participaram da IV Etapa de Formação Continuada dos Gestores Eleitos Biênio: 2010/2011,  realizado no Praia Mar Hotel, pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), por meio da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (CORE).

A formação continuada dos gestores das escolas da rede estadual de educação teve como objetivo contribuir para profissionalizar a administração escolar buscando a qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação o curso de formação vai proporcionar atividades e ações institucionais para diretores, vice-diretores e equipes pedagógicas de 330 escolas que participaram do processo de eleição direta no biênio 2010/2011.

As atividades e ações consistem na aplicação de conhecimentos nas áreas de gestão pública e responsabilidade social, gestão orientada para resultados, gestão participativa e avaliação, além de temas relacionados a administração descentralizada e qualidade de ensino.

Para o professor Otávio Augusto de Araújo Tavares, Secretario de Educação do Estado, a gestão democrática foi uma grande conquista para a educação do estado e a lei 290/2005 não aconteceu por acaso ela está baseada na lei de diretrizes e bases.

Alunos do RN Caminhando de Felipe Guerra receberam óculos, através do programa Olhar Brasil




Mara cumprimenta aluna


A supervisora do programa em Felipe Guerra, Francisca Pereira, cumprimentou alunos


Magnõlia também participou da entrega de óculos


Francilene Santiago é a coordenadora do programa na circunscrição



Através do Programa Olhar Brasil, 83 alunos matriculados no programa RN Caminhando, em Felipe Guerra, foram beneficiados com a entrega de óculos, após fazerem consultas oftalmológicas.

As consultas já aconteceram  nos município de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, onde o programa Brasil Alfabetizado tem turmas funcionando. Somente os alunos de Apodi ainda nõ receberam os óculos

A diretora da Dired, Mara Duarte, acompanhada da coordenadora do programa RN Caminhando, Francilene Santiago e da técnica pedagógica Magnólia Duarte,  estiveram no município de Felipe Guerra, onde puderam constatar a satisfação dos alunos ao receberem os óculos.

O programa Olhar Brasil tem como objetivo identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira.

O projeto Olhar Brasil prevê a assistência direta a 44 milhões de pessoas, envolvendo a aplicação de aproximadamente R$323,3 milhões de reais, num período de três anos