Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Secretário Estadual de Educação recebe diretora da Dired em reunião





A diretora da Dired, Mara Duarte, esteve ontem em Natal, onde participou de uma reunião com o secretário de Educação do Estado, Otávio Augusto e o deputado estadual Gustavo Carvalho, para tratar de assuntos admistrativos e fazer um convite pessoal para que o secretário participe da abertura dos Jern's de Apodi, dia 09 de julho.

O convite foi aceito e o secretário confirmou participação na comemoração de 10 anos de realização dos Jern's em Apodi. "Será uma festa grandiosa, que acontecerá no estádio Antônio Lopes Filho, com a participação das 35 escolas que inscreveram equipes para a disputa dos jogos", informou Mara, que estava acompanhada do vice-prefeito Evandro Marinho.

Outro assunto na pauta da reunião foi a reforma de algumas escolas que necessitam de adaptações para oferecer acessibilidade a alunos com limitações físicas e o secretário autorizou a vinda do engenheiro responsável, na próxima semana. A diretora aproveitou para reivindicar ainda, o conserto do carro da dired, que está em estado precário, sem condições de se deslocar para viagens mais longas. 



Diretora participa de aula inaugural do Despertar da escola Zenilda Gama



Mara fala da importância do programa, que já certificou centenas de alunos


A felicidade da aluna de participar do programa


A professora Cláudia Câmara, técnica da Dired, também participou da solenidade



No dia 14 de julho, a diretora da Dired, Mara Marlizete, participou, na Casa de Cultura, da aula inaugural do programa Despetar da Escola Estadual Zenilda Gama, com professores e alunos que irão participar do programa.

O Despertar é uma proposta que tem como objetivo a experimentação de situações reais do mundo dos negócios e sua viabilidade sustentável. O programa permite que alunos da rede pública do ensino médio reflitam sobre as potencialidades e possibilidades relacionadas ao empreendorismo.



Olhar Brasil beneficia alunos da rede municipal



Mara acompanha as consultas, ao lado da prefeita, Goreti Pinto e da secretária adjunta, Flávia



A diretora da Dired, Mara Duarte, conseguiu a ampliação do programa Olhar Brasil, para os alunos matriculados Brasil Alfabetizado, da rede municipal, que estão sendo beneficiados com consultas grátis e ainda ganham o óculos, caso necessitem.

As consultas através do RN Caminhando já estão acontecendo, de acordo com cronograma estabelecido, nos município de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, onde o programas tem turmas funcionando.

O programa Olhar Brasil tem como objetivo identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira.

O projeto Olhar Brasil prevê a assistência direta a 44 milhões de pessoas, envolvendo a aplicação de aproximadamente R$323,3 milhões de reais, num período de três anos.



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Escola Antônio Carlos, de Caraúbas é destaque no jornal De Fato, com projeto de Educação Ambiental


Cezar Alves - Da Redação

A educação é um processo de produção e reconstrução do saber. Nesse movimento de reconstrução, os especialistas em pedagogia destacam que é imprescindível a escola abordar temas que contribuam com a formação do futuro cidadão nas diferentes áreas do conhecimento, além do conteúdo curricular. Um dos quadros de maior preocupação na atualidade é o ambiental.

Conscientes do poder de transformação a partir do conhecimento, os professores e coordenadores da Escola Estadual Antônio Carlos, de Caraúbas, incentivaram os mais de 700 alunos a realizar um trabalho contínuo, voltado à preservação do meio ambiente, como aula extracurricular durante o ano. Trata-se do Projeto de Educação Ambiental, que neste ano começou no dia 17 de maio e vai até o dia 20 de novembro.

"Incentiva o trabalho coletivo, buscando realizar tarefas em cooperação, constrói uma consciência ambiental, torna sólida a formação de valores próprios entre os jovens, capacita o futuro cidadão para plantar e preservar o meio ambiente, além de resgatar valores humanos como respeito à vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética", observa a diretora Luzinete Jerônimo Fernandes, uma das coordenadoras do programa em Caraúbas.

A proposta tem despertado a atenção das autoridades na área de educação de várias cidades da região Oeste, visto ter sido grande o envolvimento da classe estudantil no Projeto de Educação Ambiental realizado em Caraúbas. O lançamento do programa em 2010 aconteceu no dia 24 do mês passado. No dia 30, os alunos realizaram uma grande gincana ecológica na cidade, ocasião que conseguiram arrecadar no comércio mais de R$ 1.200,00.

Com os recursos arrecadados, foram compradas sacolas ecobags (sacolas de tecido), que no próximo dia 26, durante uma parada ambiental na feira livre e nos supermercados de Caraúbas, os alunos vão oferecer ao cidadão em troca da tradicional sacola plástica. Na mesma ocasião, os alunos vão conversar com a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, tudo com a orientação dos professores e coordenadores das escolas.

A supervisora pedagógica Risoleide Alves de Oliveira diz que o trabalho busca incentivar e promover mudanças de atitudes, oferecendo ao educando mais oportunidades de descobrir novos e relevantes conhecimentos que venham contribuir para o seu crescimento pessoal e social, assim como "a consciência e a necessidade da conservação e preservação dos recursos bióticos e abióticos, proporcionando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das condições ambientais", diz.

Em outra etapa do projeto, prevista para o dia 9 de julho, o promotor de justiça Flávio Côrte Pinheiro de Sousa está sendo convidado para ministrar uma palestra na Escola Estadual Antônio Carlos para falar sobre Ética e Cidadania. Para a diretora da escola, Luzinete Jerônimo Fernandes, o encontro com Flávio Côrte é uma maneira de disponibilizar ao jovem estudante conhecimento sobre seus direitos e deveres como cidadão.

No dia 20 de agosto, os 700 alunos da escola vão propor um dia sem transporte motorizado na cidade. Será um passeio ciclístico. No mês seguinte, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que tem à frente Ivanildo Fernandes, vai realizar um show cultural na cidade, com a proposta voltada para a preservação do meio ambiente. Do dia 20 de outubro a 20 de novembro, está prevista uma série de oficinas visando à preservação e valorização da vida.



Diretora da Dired participa de lançamento de cursinho preparatório para o PROITEC - IFRN



Mesa com autoridades


Professores e alunos participaram


Boa participação



Sempre presente nos eventos educacionais do município, a diretora da 13 Dired, Mara Duarte, participou do lançamento de curso preparatório para garantir o acesso de alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino, ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) do Campus do IFRN de Apodi.

Durante seu discurso, Mara lembrou que o curso foi criado em 1996, durante a administração de Evandro Marinho, época em que foi secretária de educação do município e citou inúmeros alunos que foram beneficiados com esse cursinho preparatório e que hoje são profissionais respeitados no mercado de trabalho.

A solenidade aconteceu na Casa de Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra e contou com a presença da prefeita Goreti Pinto, A secretária de Educação, Raimunda Ferreira, a diretora da 13ª Dired, Mara Duarte, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Júnior Souza, a coordenadora do curso preparatório para o Proitec, Elisângela Paiva; a professora do IFRN Jocélia Gurgel, diretores de escolas, professores, alunos.


terça-feira, 15 de junho de 2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Governador baixa decreto sobre funcionamento das repartições estaduais nos jogos do Brasil

DECRETO Nº 21.690, DE 11 DE JUNHO DE 2010


Dispõe sobre o funcionamento das repartições públicas estaduais nos dias que especifica, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual,

Considerando a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, a se realizar na África do Sul; e

Considerando que, no horário da realização dos jogos disputados pela Seleção Brasileira, todas as atenções estarão voltadas para esse evento,

D E C R E T A:

Art. 1º O expediente das repartições públicas estaduais nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol de 2010, será fixado de acordo com as seguintes regras:

I - nos dias em que os jogos se realizarem às 15:30, o expediente encerrar-se-á às 14:00 horas;

II - nos dias em que os jogos se realizarem às 11:00, o expediente será interrompido às 10:30 e recomeçará às 14:30.

§ 1º O disposto no caput não se aplica nos casos de serviços essenciais de natureza contínua.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 11 de junho de 2010, 189º da Independência e 122º da República.

IBERÊ PAIVA FERREIRA DE SOUZA

Paulo César Medeiros de Oliveira Júnior