Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

domingo, 26 de setembro de 2010

Dired de Apodi sedia III Encontro Formativo sobre Currículo



As formadoras Socorro e Betânia


Grupos de estudos



Técnicas da Direds de Apodi, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros e Umarizal, participaram do III Encontro Formativo sobre Currículo, que aconteceu nos dias 23 e 24, na sede da 13 Dired.

O encontro foi mediado pelas formadoras Socorro e Betânia, que fazem parte da Comissão de Currículo da SEEC, que vem trabalhando para construir as diretrizes curriculares do Rio Grande do Norte, com a participação, em rede, de todos os professores do Estado.

A diretora Mara Marlizete falou da satisfação de sediar dois encontros regionais, primeiro o de Avaliação e em seguida o de Currículo, formações que posteriormente serão trabalhadas com os apoios pedagógicos das escolas e com os professores, fortalecendo o trabalho em rede que vem sendo desenvolvido pela REDEF.

Entrevista:



O professor Jerônimo Freire, doutorando em educação, coordenador de Software do Projeto CONDIGITAL (MEC) e especialista em Técnicas de Estudos, ministrou palestra sobre "As novas Competências e Habilidades do Educador Frente às Novas Tecnologias", no lançamento do programa Professor Conectado, no último dia 17.

Mais de 200 professores ouviram atentamente as informações repassadas pelo prof. Jerônimo, que enfatizou o impacto que as novas tecnologias de informação e de comunicação vêm causando no ambiente de trabalho e nas relações sociais. Após a palestra, ele concedeu a este blog, a seguinte entrevista:

Dired em Ação - Em sua palestra, você falou de um novo cenário, inclusive na escola. Que cenário é esse?
Prof. Jerônimo- O cenário permeado pelas tecnologias de informação e comunicação – a overdose da Informação.

Dired em Ação -Qual o papel da escola neste novo cenário?
Prof. Jerônimo- A escola como agente de mudança, onde a informação esta em todo lugar, cabe aos seus atores principais saber como trabalhar esta informação em beneficio da comunidade local e planetária.

Dired em Ação - Neste novo cenário, existe espaço para o professor que ainda utiliza como ferramenta de trabalho somente a lousa e aula expositiva?
Prof. Jerônimo - Sim, a mudança deve ocorrer de forma lenta, é importante saber mesclar as tradicionais ferramentas e as novas. Cabe ao professor saber que ele tem uma nova função neste cenário (ele aprende também), a sua capacitação é fundamental.

Dired em Ação - Como lidar com essas novas tecnologias na mediação do conhecimento, se grande parte dos professores não está preparada para utilizar essas ferramentas?
Prof. Jerônimo - Só existe um antídoto – CAPACITAÇÃO (cursos de Pós-graduação, aperfeiçoamento e oficinas), que pode ser no modelo presencial e a distancia ou ambos.

Dired em Ação - Programas, como o Professor Conectado, podem ser considerados um avanço para a educação?
Prof. Jerônimo - Sem dúvida, ter a ferramenta (o notebook) ajuda e muito na formação dos novos hábitos, agora a parte fundamental é saber usar e para isso são necessárias políticas publicas e investimento do próprio professor na sua capacitação.

Dired em Ação - De posse de uma ferramenta poderosa como o computador portátil, de que forma o professor poderá utilizar esse recurso como instrumento pedagógico?
Prof. Jerônimo - O computador com acesso a internet tem um espectro amplo de ações seja na sala de aula acessando conteúdos, seja colaborando com outros colegas sobre assuntos da sua região (pesquisa) e principalmente na comunicação com os seus alunos.

Dired em Ação - Qual a importância do registro neste novo cenário educacional?
Prof. Jerônimo - O registro em vários formatos (textos, fotos, vídeos, animações etc) e a quantidade (uma biblioteca inteira).

Dired em Ação - Qual o perfil do Gestor para administrar neste novo cenário permeado por NTIC?
Prof. Jerônimo - Um gestor com mente aberta preparado para aprender o novo e principalmente em aplicar seus conhecimentos no cenário da escola.

Encontro da REDEF reúne as Direds de Apodi, Umarizal, Assu e Pau dos Ferros



Mara participou do primeiro encontro, como membro da REDEF



"Avaliar para Aprender e Ensinar Melhor" foi o tema do encontro que a  Rede de Formadores do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte - REDEF- realizou na sede da Dired, nos dias 21 e 22, com formadores das Direds de Apodi, Pau dos Ferros, Assu e Umarizal.

O encontro foi o segundo realizado pela REDEF este ano e teve como objetivo, refletir o papel da avaliação da aprendizagem no contexto escolar do ensino fundamental. A mesma formação, será feita com apoios pedagógicos e com professores.

Durante os dois dias, as formadoras da Subcoordenadoria do Ensino Fundamental - SUEF, Lúcia Soares, Maria do Carmo, Halena Fernandes e Ana Lúcia, discutiram com as redefianas questões relacionadas aos diversos tipos de avaliação.

O evento também serviu para que as técnicas das Direds tomassem conhecimento da devolutiva do monitoramento feito pela SUEF, dos programas Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Correção de Fluxo e Alfa e Beto.