Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ufersa e Uern desenvolverão projetos científicos com professores e alunos do ensino médio da rede estadual




A diretora da Dired ressaltou a importância do projeto para professores e alunos


A professora Celicina demonstrou muito entusiasmo ao apresentar o projeto


Os professores participaram atentamente da exposição


Trabalhar o método científico será um desafio para os professores
 

Os professores se mostraram receptivos à proposta



O Projeto Ciência para Todos no Semi-Árido Potiguar que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido irá executar a partir de fevereiro nas escolas públicas estaduais de ensino médio, foi apresentado na quarta-feira, dia 17, aos professores da circunscrição da 13 Dired, pela coordenadora do projeto, a professora da UFERSA, Dra. Celicina Maria da Silveira Borges Azevedo.

Com o objetivo de despertar nos adolescentes de escolas públicas de ensino médio do semiárido nordestino a curiosidade científica, o projeto foi submetido aos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com colaboração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERNe foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

“A nossa proposta é treiná-los no uso da metodologia científica e realizar uma grande feira de ciências com, no mínimo, 100 projetos feitos pelos estudantes através do uso do método científico nas mais diversas áreas do conhecimento”, explicou a professora Celicina Borges durante a exposição do projeto.

Ainda segundo a professora, a proposta foi concebida depois da experiência em projetos para a melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos - DIRED. Para possibilitar o aumento da experiência, a intenção é dar continuidade e ampliar o trabalho para outras DIREDs, como a 13ª, 14ª e 15ª.

Todas as 77 escolas de ensino médio dessas DIREDs serão contempladas. No total, 49 cidades, o que corresponde a 29% dos municípios do estado, todos na região do semiárido. O Projeto tem custeio global de mais de R$ 190 mil e será dividido em cinco etapas.

A primeira com a capacitação de professores, seguida de oficinas de construção de projetos e visitas de acompanhamento aos trabalhos desenvolvidos. A segunda será a realização, das escolas, de suas próprias feiras de ciências e a escolha dos melhores projetos. A terceira etapa será a realização da feira de ciências a nível regional com os projetos selecionados na segunda etapa.

Por fim, as duas últimas etapas, em Mossoró, com a Semana de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro, dando início a quarta etapa. A Feira Estadual terá a participação de todos os projetos selecionados nas feiras regionais das quatro DIREDs. A quinta e última etapa será a entrega das bolsas de Iniciação Científica Junior para os estudantes premiados, além da execução de um curso de Ciências para esses alunos.

No total, serão atribuídas 18 bolsas, com duração de 12 meses, onde dentre os critérios de escolha estão o uso do método científico, a criatividade e a relevância da pesquisa. No final, os estudantes e professores premiados, bem como os coordenadores das DIREDs e a coordenadora geral do projeto receberão passagem aérea de ida e volta, para participação e apresentação dos projetos em Feira de Ciências de âmbito nacional.