Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

terça-feira, 2 de março de 2010

Semana Pedagógica tem avaliação positiva



Equipe da Dired e da Secretaria de Educação


Mundinha agradece a partcipação


Oficinas despertam interesse de professores


Participação efetiva de professores e coordenadores


Professores discutem proposta da Correção de Fluxo


Biblioteca movimentada


Professores de português apresentam jornal


Professor Isauro posa com a equipe da Dired


Concentração nas oficinas


Muito envolvimento das equipes escolares


Participantes elogiam oficinas


Ninguém ficou parado


Oficina de teatro colocou todo mundo pra se movimentar


Do Carmo e Lúcia, da SUEF, falam sobre o programa Correção de Fluxo


Professores atentos a novos conhecimentos


Oficina de teatro empolgou


Gestores também participaram das oficinas


Todos atentos


Professores de português participam de oficinas de leitura


Setor da biblioteca também recebeu capacitação


Leonor fala do projeto Alfa e Beto


Mundinha acompanha trabalhos


Oficinas com boa participação


Boa participação de gestores


Equipe da Dired recepciona participantes


Auditório lotado

 Todos cantando o Hino Nacional


Abertura oficial



A Semana Pedagógica 2010 surpreendeu pelo número de participantes: mais de 300 pessoas, entre gestores, professores e apoios pedagógicos das escolas de toda a circunscrição da 13 Dired.

A valiação dos participantes foi muito positiva, destacando como pontos negativos apenas o espaço da palestra, que ficou pequeno para acomodar bem tantas pessoas, que que provocou certo desconforto.

Quanto à palestra da professora Valderlúcia Palhares Souza, do Instituto Kennedy, foi avaliada foi avaliada por alguns participantes como monótona e sem grande interesse para a maioria.

Mas, é importante ressaltar que o tema "Projetos de Ensino" estava dentro da discussão proposta e a diretora da Dired, Raimunda Ferreira reconhece que é muito específico para quem trabalha nessa perspectiva, o que pode tê-la tornado desinteressante para quem não desenvolve esse tipo de trabalho.

Com relação às oficinas, os participantes foram unânimes em considerá-las de boa qualidade e muito proveitosas para o melhorar desempenho dos mesmos no ambiente escolar.

"Ficamos muito satisfeitos com a participação das escolas e com o envolvimento de gestores, professores e articuladores pedagógico. Queremos agradecer também o empenho da secretaria que disponibilizou os formadores para realizar as oficinas e a palestrante", conclui a diretora da Dired.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Novo exemplar do jornal Dired em Ação


Para ter acesso a todas as informações publicadas no jornal Dired em Ação, clique no link abaixo:

http://issuu.com/amoviveraqui/docs/diredemacao
 

Olimpíada de Língua Portuguesa está com inscrições abertas


As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro estão abertas e vão até 30 de abril. Promovida pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social, a olimpíada tem como principal objetivo estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita na educação básica da rede pública de ensino em todo o país.

O lançamento oficial será em 2 de março, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Com o tema O lugar onde vivo, estudantes e professores vão trabalhar textos de quatro gêneros literários. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia sétimo e oitavo ano (sexta e sétima séries), textos no gênero memória nono ano do ensino fundamental (oitava série) e primeiro ano do ensino médio, crônica segundo e terceiro anos do ensino médio, artigo de opinião.

A adesão é o primeiro passo. O segundo é a inscrição da escola. O investimento do MEC será de R$ 13 milhões. Além do lançamento nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no dia 2 de março, no Rio de Janeiro, os organizadores programaram um calendário de lançamento regionais entre 4 e 26 de março. Dia 4, em São Paulo 9, Curitiba 11, Goiânia 16, Fortaleza 18, Recife 23, Belo Horizonte, e 26, Belém. Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e no âmbito nacional.

A premiação, segundo o regulamento, é para o aluno e o seu professor. Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalha de ouro e um computador com impressora as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Os professores dos 152 alunos finalistas serão convidados pelo Ministério da Educação a escrever sobre a participação na olimpíada em 2010. Os autores dos 28 melhores relatos receberão DVDs.

Dired realiza Semana Pedagógica com grande participação de professores




Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a Dired retomou as atividades letivas com a realização da Jornada Pedagógica de 2010, com vasta programação, que incluiu palestras, oficinas e apresentação de resultados obtidos pelas escolas em 2009 e proposta de trabalho para 2010.

A exemplo do que aconteceu o ano passado, quando em reunião com todas as Diretorias Regionais, a secretaria de Educação do Estado escolheu uma temática para direcionar as ações das escolas, este ano tema escolhido para trabalhar este ano, foi “Escola Competente: Projeto de Ensino Eficiente e Eficaz”

As atividades realizadas na Semana Pedagógica visam discutir, planejar e encaminhar coletivamente as ações referentes à otimização dos recursos humanos, financeiros e materiais, tendo em vista a organização das unidades escolares para o ano de 2010.

No segundo dia de atividades, os professores, gestores e apoios pedagógicos se dividiram para participar das seguintes oficinas:

Oficina 1 – Leitura e Escrita: uma Abordagem Lúdica
Prof. Rômulo Augusto Soares Gurgel
Público: Professores do ensino fundamental e médio
Oficina 2- Teatro e Dança na Escola
Prof. Cláudio de Almeida Cavalcante
Público: Professores do ensino fundamental e médio
Oficina 3 – A arte de Ler, Cantar e Dançar
Profª. Silvana Amália Carvalho Araújo
Público: Professores do ensino infantil e fundamental
Oficina 4 – Arte em Diálogo com a Leitura: Releitura das Obras de Grandes Pintores
Profª. Maria Geruza Soares
Público: Professores do ensino fundamental e médio
Oficina 05 – Ampliando Saberes com a Leitura e a Escrita
Profª. Rosinete Marinho de Oliveira
Público: Professores do ensino fundamental
Oficina 6 – A Relevância da Gestão escolar no Processo Ensino Aprendizagem
Profª. Saionara Rego Fontes
Público: Gestores, articuladores pedagógicos e membros do Conselho Escolar
Oficina 7 – Organização e Revitalização da Biblioteca
Profª Maria do Socorro Silva
Público: Professores e auxiliares de biblioteca
Oficina 8 – A Leitura Nossa de Cada Dia
Prof.ª Maria do Socorro Moreira Santana
Público: Professores do ensino fundamental e EJA
Oficina 9 – Programa Alfa e Beto
Professores técnicos da SUEF
Público: Professores do 1º Ano das escolas
Oficina 10 – Correção de Fluxo
Público: Professores do Ensino Fundamental II e apoios pedagógicos

Aguardem a publicação de fotos do evento.