Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Escolas participam de reunião sobre implantação do Planejamento Integrado



Equipes pedagógicas deram sugestões para melhorar o projeto


As escolas de Itaú deram importante contribuição


As escolas dos municípios foram bem representadas


Mara agradeceu o apoio das equipes pedagógicas



Hoje pela manhã, gestores, coordenadores e apoios pedagógicos de toda a circunscrição participaram de uma reunião na sede da Dired para discutir a implantação do Planejamento Unificado nas escolas, a partir deste bimestre.

O programa faz parte do Plano de Ações da Dired, criado pela diretora Mara Duarte, que já havia iniciado esse trabalho com as escolas do município, quando era secretária municipal de Educação, mas que o pouco tempo em que esteve à frente da pasta, não lhe permitiu dar continuidade. 

"Trata-se de um antigo sonho que ao chegar aqui, propus para a equipe pedagógica que gostou da idéia e  depois apresentamos para os gestores que também acreditaram no projeto e agora demos o primeiro passo para a concretização desse sonho", justificou Mara, na abertura do encontro.

O tema Planejamento Participativo foi abordado na palestra proferida pela professora Suzana Fernandes, na Jornada Pedagógica que aconteceu sexta-feira, dia 20, no IFRN. Ficou acertado que o primeiro Planejamento Integrado, com todos os professores, acontecerá no dia 06 de setembro. 



Equipe pedagógica da Dired participa de Encontro sobre Currículo, em Mossoró



Seis técnicas pedagógicas da Dired participram do encontro


Silvana participa do debate

Betânia, da comissão de Currículo e Ana, de Assu


Mara foi a única diretora de Dired a participar da formação


A formadora Socorro, da Comissão de Currículo e Aparecida, de Pau dos Ferros



Nos dias 23 e 24, as técnicas pedagógicas da Dired que fazem parte do grupo da REDEF que trabalha Currículo, participou de formação sobre as Concepções Curriculares do Rio Grande do Norte, em Mossoró.

O encontro foi uma das ações da Comissão de Currículo, com o objetivo de trabalhar as concepções curriculares que foram produzidas pelos professores das Direds participantes, em formações que aconteceram nos pólos.

Participaram da formação, técnicos das Direds de Apodi, Mossoró, Assu, Pau dos Ferros e Umarizal. Ficou acertado que o próximo encontro acontecerá na 13 Dired.

domingo, 22 de agosto de 2010

Jornada Pedagógica superou expectativas




Gestores, professores e apoios pedagógicos lotaram auditório


Cerca de 300 participantes


Participação de todas as escolas


Momento de execução do Hino de Apodi


Mesa com autoridades


Representantes de todos os segmentos escolares


Professores atenderam convocação da Dired


Escolas de Itaú, sempre presentes


A secretária de Educação do Município de Itaú, Mirianete Brasil


Mara falou da importância da formação continuada


A professora Iara representou a SEEC


Apresentação da escola Zenilda Gama


Grupo de xaxado é de Soledade


A vencedora da Mais Bela Voz da gincana, Samanta, de Felipe Guerra


A palestrante Suzana


O professor Eugênio, que falou sobre Bulling


O I Encontro da VI Jornada Pedagógica, realizado sexta-feira, superou todas as expectativas, quando cerca de 300 gestores, professores, coordenadores e apoios pedagógicos da circunscrição da 13 Dired lotaram o auditório do IFRN para participarem das palestras sobre Bulling e Planejamento Unificado.

"Não poderia deixar de dar continuidade a essa ação que faz parte da nossa proposta de trabalho e também por entender que a formação continuada é uma forma de estimular o professor a buscar constantemente o conhecimento que precisa ser sempre redimensionado e reelaborado", disse a diretora Mara Duarte ao abrir oficialmente o evento.

O evento teve como objetivo, oferecer subsídios teóricos e metodológicos para as equipes para as equipes gestoras e pedagógicas visando a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem dos alunos da circunscrição da 13 Dired, que engloba os municípios de Apodi, Caraúbas, Rodolfo fernandes, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Taboleiro Grande.

A jornada teve início com apresentações culturais das escolas Zenilda Gama, de Apodi e Antônio Francisco, de Felipe Guerra, que se destacaram na Gincana Cultural da Juventude, realizada no dia 13. Em seguida, o professor Jonas Firmino, do setor administrativo da Dired, apresentou os resultados obtidos pelas escolas na avaliação do IDEB.

Na sequência, o professor Eugênio Cândido, do NEEP proferiu palestra sobre Bulling e a professora Suzana Fernandes, da SEEC, sobre Planejamento Participativo, que será implantado nas escolas a partir deste semestre. Após as palestras, foi oferecido um almoço aos participantes, na Churrascaria Apodi.