Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

domingo, 11 de abril de 2010

Formação para equipes que trabalham com o Programa Mediadores de Leitura



Mediadores de Leitura é um programa que tem alcançado bons resultados nas escolas


As técnicas pedagógicas da Dired Francisca Peixoto e Maria José , coordenadores e professores de português e artes das escolas que trabalham com o Projeto Mediadores de Leitura do 6º ao 9º, participaram de encontro em Natal, durante toda a semana (05 a 10).

O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Educação e da Cultura, através da Subcoordenadoria do Ensino Fundamental, teve como tema: "Degustando a literatura" e se destina a capacitar professores da rede estadual de educação para formar alunos leitores, por meio de oficinas literárias.

As oficinas literárias foram realizadas no Cuxá, anexo do Hotel Maine. Na terça feira (06/04) os trabalhos se destinaram aos professores de Português. Na quarta e quinta feira aos professores de artes, na sexta feira e no sábado, a capacitação foi para os educadores, coordenadores de escolas e técnicos das DIREDS.



Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2010



A quinta edição do Prêmio Vivaleitura já está com as inscrições abertas para projetos de fomento à leitura de todo o Brasil. Serão premiados trabalhos nas categorias "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias", "Escolas Públicas e Privadas" e "ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais".

Em cada categoria, os vencedores receberão R$ 30 mil. Na categoria Sociedade, haverá a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos de empresas com foco no tema "formação de mediadores de leitura".

O prazo para inscrever trabalhos encerra-se no dia 5 de julho. O Prêmio Vivaleitura 2010 é uma iniciativa que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer experiências relacionadas à leitura.

Esta é a quinta edição do Vivaleitura, que tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil.

Durante as quatro edições anteriores, cerca de 8,5 mil projetos já foram inscritos. O Vivaleitura é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), dos ministérios da Cultura e da Educação.


Diretora da Dired e equipes gestoras participarão de Seminário sobre Avaliação



A diretora da Dired, Raimunda Ferreira e gestores e técnicos pedagógico irão participar, nos próximos dias 13 e 14, do 1º Seminário Estadual de Avaliação promovido pela Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (Seec), através da Subcoordenadoria de Avaliação Educacional – SUAVE.

O evento compreenderá três importantes programas nacionais executados pela Seec: o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, a Olimpíada de Língua Portuguesa e a Provinha Brasil.

O evento contará com a presença de representantes do Inep/Mec e CENPEC/Fundação Itaú Social, que farão o lançamento dos referidos programas no Rio Grande do Norte.

Na programação estão previstos apresentações de painéis temáticos, com a participação da comunidade educacional e acadêmica do RN e reuniões técnicas para atualizações e encaminhamentos das ações correspondentes a cada programa no decorrer do ano.