Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Escola Antônio Carlos, de Caraúbas é destaque no jornal De Fato, com projeto de Educação Ambiental


Cezar Alves - Da Redação

A educação é um processo de produção e reconstrução do saber. Nesse movimento de reconstrução, os especialistas em pedagogia destacam que é imprescindível a escola abordar temas que contribuam com a formação do futuro cidadão nas diferentes áreas do conhecimento, além do conteúdo curricular. Um dos quadros de maior preocupação na atualidade é o ambiental.

Conscientes do poder de transformação a partir do conhecimento, os professores e coordenadores da Escola Estadual Antônio Carlos, de Caraúbas, incentivaram os mais de 700 alunos a realizar um trabalho contínuo, voltado à preservação do meio ambiente, como aula extracurricular durante o ano. Trata-se do Projeto de Educação Ambiental, que neste ano começou no dia 17 de maio e vai até o dia 20 de novembro.

"Incentiva o trabalho coletivo, buscando realizar tarefas em cooperação, constrói uma consciência ambiental, torna sólida a formação de valores próprios entre os jovens, capacita o futuro cidadão para plantar e preservar o meio ambiente, além de resgatar valores humanos como respeito à vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética", observa a diretora Luzinete Jerônimo Fernandes, uma das coordenadoras do programa em Caraúbas.

A proposta tem despertado a atenção das autoridades na área de educação de várias cidades da região Oeste, visto ter sido grande o envolvimento da classe estudantil no Projeto de Educação Ambiental realizado em Caraúbas. O lançamento do programa em 2010 aconteceu no dia 24 do mês passado. No dia 30, os alunos realizaram uma grande gincana ecológica na cidade, ocasião que conseguiram arrecadar no comércio mais de R$ 1.200,00.

Com os recursos arrecadados, foram compradas sacolas ecobags (sacolas de tecido), que no próximo dia 26, durante uma parada ambiental na feira livre e nos supermercados de Caraúbas, os alunos vão oferecer ao cidadão em troca da tradicional sacola plástica. Na mesma ocasião, os alunos vão conversar com a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, tudo com a orientação dos professores e coordenadores das escolas.

A supervisora pedagógica Risoleide Alves de Oliveira diz que o trabalho busca incentivar e promover mudanças de atitudes, oferecendo ao educando mais oportunidades de descobrir novos e relevantes conhecimentos que venham contribuir para o seu crescimento pessoal e social, assim como "a consciência e a necessidade da conservação e preservação dos recursos bióticos e abióticos, proporcionando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das condições ambientais", diz.

Em outra etapa do projeto, prevista para o dia 9 de julho, o promotor de justiça Flávio Côrte Pinheiro de Sousa está sendo convidado para ministrar uma palestra na Escola Estadual Antônio Carlos para falar sobre Ética e Cidadania. Para a diretora da escola, Luzinete Jerônimo Fernandes, o encontro com Flávio Côrte é uma maneira de disponibilizar ao jovem estudante conhecimento sobre seus direitos e deveres como cidadão.

No dia 20 de agosto, os 700 alunos da escola vão propor um dia sem transporte motorizado na cidade. Será um passeio ciclístico. No mês seguinte, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que tem à frente Ivanildo Fernandes, vai realizar um show cultural na cidade, com a proposta voltada para a preservação do meio ambiente. Do dia 20 de outubro a 20 de novembro, está prevista uma série de oficinas visando à preservação e valorização da vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário