Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Projeto Parlamento Juvenil do MERCOSUL seleciona alunos e Professores

A Secretaria Estadual de Educação, através da Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), vai receber até o dia 10 de agosto os trabalhos das escolas interessadas em participar do Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul 2010. Cada escola pode participar com um trabalho, um Cordel com o tema "O ensino médio que queremos", com destaque de alguns tópicos, tais como: inclusão educativa, participação cidadã dos jovens, os jovens e o trabalho, direitos humanos e temas vinculados à identidade de gênero.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O projeto se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente dos grupos e comunidades em que estão inseridos.

O projeto é destinado a estudantes do ensino médio das escolas públicas, que tenham entre 14 e 17 anos. O Brasil deve enviar 27 jovens, um representante de cada um dos 26 estados da federação e do Distrito Federal. Os alunos selecionados serão indicados pelos próprios estudantes.

A primeira fase da seleção será a nível estadual, feita pelas secretarias de educação, que devem aceitar as indicações de alunos do ensino médio que preferencialmente desenvolvam projetos na área de participação juvenil em fóruns semelhantes e tenha bom rendimento escolar, além de dominar o espanhol como língua estrangeira.

Após análise do perfil dos indicados pelas escolas, cada secretaria deve enviar até 3 alunos para a fase nacional, em Brasília, custeados pelo Ministério da Educação em parceria com a Unicef. Além dos alunos, serão selecionados ainda nove professores para representar o país. Cada professor será responsável por um grupo de três alunos.

A seleção nacional ocorrerá em Brasília, no mês de setembro, onde serão escolhidos, dentre os alunos indicados pelas secretarias estaduais de educação, 27 alunos do ensino médio para representar o Brasil no Parlamento Juvenil, em outubro, no Uruguai. Lá estarão também estudantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Maiores informações pelo telefone 3232-1465, falar com Vera Reis, coordenadora do projeto no Rio Grande do Norte.

Fonte: http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário