Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

15º Encontro do Proler no RN


A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) realizou, nos dia 29 e 30, no Auditório Angélica Moura, da SEEC, o 15º Encontro do Proler no RN, em comemoração aos 15 anos do Programa Nacional de Incentivo a Leitura – Comitê PROLER/RN.

O PROLER tem por finalidade contribuir para ampliar as condições que garantem aos cidadãos o direito à leitura e promover práticas leitoras variadas e de qualidade, que possibilitem a formação do cidadão leitor por meio de práticas que contribuem para ampliar o hábito da leitura no cotidiano escolar.

O objetivo é contribuir para a formação de uma sociedade leitora, como forma de progresso social e de evolução democrática, contudo, é preciso perceber que a escola e a biblioteca são imprescindíveis e complementares.

Isto implica em articulação da leitura com as outras expressões culturais, garantia de acesso a materiais escritos, criação de espaços de leitura – bibliotecas públicas escolares, salas de leitura – e a articulação com a educação dentro e fora da escola.

O PROLER foi implantado em 1994, ano em que o Rio Grande do Norte recebeu a primeira equipe , hoje, é dos programas que se transformou em uma política de estado por ter tido continuidade ao longo dos governos que se sucederam.

O 15º Encontro do Proler no Rio Grande do Norte teve como tema: Dinamização das Bibliotecas das Escolas Estaduais de Ensino Médio. Após a abertura o escritor, jornalista, ator, produtor e apresentador do programa Rio Cultural da Rádio Rio de Janeiro (RJ), João Pedro Roriz, fez uma palestra abordando o tema "Motivação Pedagógica através da Leitura".

Durante o PROLER/RN, os educadores participaram de mini cursos abordando os temas "Jornal Escolar: Um Estímulo ao Gosto pela Leitura" e a "Relevância da Gestão no Processo de Leitura na Escola".

Nenhum comentário:

Postar um comentário