Espaço destinado à divulgação das ações da 13ª DIRED

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aluna de Felipe Guerra tem história de vida publicada no Caderno Sebrae



A postagem mostra a história de superação da estudante Maria José de Lima, da Escola Estadual Antônio Francisco, de Felipe Guerra, que através do Projeto Despertar, venceu as dificuldades da vida e do mercado de trabalho e se transformou em uma mulher de negócios.

Maria José e o Projeto Despertar

Os desafios enfrentados pelo sistema de ensino público no Brasil, aliados aos avanços tecnológicos e às crescentes influências dos meios de comunicações trazem consigo implicações para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Pensando em minimizar esse quadro o SEBRAE e a SEEC/RN, através da Subcoordenadoria de Ensino Médio – SUEM, propõem uma metodologia específica a fim de despertar o jovem para a importância das atividades empreendedoras, estimulando-o a atuar no mercado de trabalho através do empreendedorismo.

No ano de 2006, na Escola estadual Antonio Francisco, na cidade de Felipe Guerra/RN, foi implantado o “Projeto Despertar”, cujo objetivo se origina em desenvolver as habilidades empreendedoras do aluno do ensino médio, visando atender às necessidades da clientela escolar.

Filha de agricultor, residente na zona rural deste município, sem experiência para o mundo dos negócios, preparada apenas para auxiliar o pai na lavoura e à mãe nas atividades domestica, com baixo índice de aprendizagem. Porém, o sonho de crescer e fazer o diferencial na sua família fez com que ela não hesitasse diante da oportunidade que se abria através do Projeto.

O ano de 2006 veio marcar a vida profissional de Maria José, que até então plantava arroz juntamente com sua família para garantir sua sobrevivência. Em julho do mesmo ano, através da divulgação do projeto na escola, abriu-se um novo horizonte que até então parecia impossível. Motivada pelas propostas do Projeto, a aluna buscou mudar o destino que parecia determinado para os jovens da sua comunidade.

Após participar do segundo encontro do projeto, em agosto de 2006, Maria deu inicio àquilo que mudaria sua historia. Incentivada pela Instrutora, ela começou a vender bijuterias, com o lucro investiu e comprou o dobro de mercadorias. Passou a vender os produtos da Avon. Participou, através do Despertar, de uma oficina de confecção de caixas para presentes e por ocasião do Dia dos Pais, confeccionou 200 caixas, formou kits com os perfumes e garantiu uma boa venda.

Em outra ocasião, Maria lançou um novo produto, produziu 120 trufas e arrumou-as em cestas ornamentais, o que lhe rendeu um bom lucro. Com essa exposição ela firmou contrato com os lojistas para confeccionar embalagens variadas para as festividades Natalinas e de ano novo, e produziu 800 caixas.

Maria José, em parceria com seu pai, montou um pequeno comércio de artesanatos e cereais na sua comunidade. Buscou parceria junto ao Banco do nordeste e ampliou o negocio, transferindo uma parte para o centro da cidade. Fez uma parceria com o representante da Caixa Econômica local e instalou a prestadora de serviços no seu próprio estabelecimento.

No campo do empreendedorismo intelectual, Maria participou de vários cursos de capacitação. A história de sucesso de Maria tem repercutido em sua comunidade, gerando um clima de expectativa por parte dos outros jovens que começaram a acreditar no seu próprio potencial e no poder de mudança proposto pelo Projeto Despertar.

A experiência com o Despertar rendeu para a estudante lições significativas. A superação das dificuldades enfrentadas impulsionou a estudante a desenvolver planos para o futuro, merecendo destaque o ingresso na Faculdade de Administração. Nesse sentido, Maria argumenta que: “Ao empreendedor é necessário que esteja sempre apto a aprender”, a fim de atender a demanda do mercado de trabalho e às exigências tecnológicas.

Fonte: Blog Escola Viva, de Felipe Guerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário